O prefeito Fabiano Horta anunciou nesta terça-feira (13/12), em reunião com os servidores da Defesa Civil, na sede em Itapeba, o reajuste de 40% para 100% no adicional de periculosidade da categoria. O benefício contempla os 123 agentes de campo, como os guarda-vidas das praias, e também 14 técnicos especialistas, que atuam em áreas como geologia, zootecnia e meteorologia. A mensagem com a proposta do reajuste foi enviada pelo prefeito ao presidente da Câmara dos Vereadores para ser votada.
Fabiano afirmou ainda que o governo trabalha atualmente para também conceder à Defesa Civil o Regime Adicional de Serviço (RAS), que já contemplou os guardas municipais. “Como falei na semana passada, temos que equilibrar o agora e o futuro. Vamos buscar a extensão do RAS também para a Defesa Civil, mas hoje estamos garantindo essa melhoria na periculosidade porque esses agentes submetem suas vidas ao risco todos os dias para que outras vidas sejam salvas”, observou o prefeito, que fez um apelo ao grupo.
“Peço a vocês que estejam alertas sempre, principalmente em nossas praias, porque Maricá recebe uma frequência cada vez maior de banhistas com a proximidade do verão. Nosso mar tem força e profundidade e precisamos evitar a perda de vidas de nossos moradores e visitantes”, destacou Horta.
Para o secretário Fabrício Bittencourt, o reajuste no benefício serve como incentivo nas ações de proteção ao cidadão. “Essa é mais uma demonstração do compromisso que este governo tem com a valorização do servidor público. No caso da Defesa Civil, esses homens e mulheres já mostraram o valor que têm, principalmente após as enchentes de abril deste ano”, lembrou Fabrício.
Reajuste de 100% para agentes da Guarda Municipal
Na semana passada, o prefeito anunciou que os agentes da Guarda Municipal de Maricá terão dois novos benefícios. Além de reajustar de 40% para 100% o adicional de periculosidade já existente, a mensagem do Poder Executivo enviada à Câmara dos Vereadores instaura o Regime Adicional de Serviço (RAS), que é pago quando os agentes atuam fora de seu plantão normal. De acordo com o presidente do legislativo maricaense, vereador Aldair de Linda, a mensagem deverá ser votada no plenário até esta quarta-feira (14/12).