Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Bebê que fumava 40 cigarros ressurge 12 anos depois de forma surpreendente

A história que viralizou em 2010, mostrando o caso de uma criança que fumava cerca de 40 cigarros por dia e sofria com os problemas da obesidade, pôde ter uma reviravolta surpreendente.

Ardi Rizal tinha apenas 18 meses quando experimentou o primeiro cigarro, dado pelo pai. A família vive na Indonésia e acabou se tornando notícia no mundo inteiro, depois que descobriram o enorme vício do pequeno.

Agora, adolescente, o jovem explica como foi que tudo começou e, principalmente, sobre as dificuldades de superar o tabagismo, a abstinência e a obesidade.

A mãe de Ardi vendia peixes em uma praça próxima a onde morava, enquanto o filho passeava de triciclo com as demais crianças. Foi nessa época que o garoto começou a furtar cigarros onde conseguia.

“Continuei vendo as pessoas fumando e parecia delicioso”, disse o indonésio ao canal australiano The Sydney Morning Herald.

Diante da repercussão do caso, a mãe teve a iniciativa de buscar ajuda com terapia para o filho. “A primeira coisa que fiz foi confiscar os cigarros e ele fazia birra. Ele começou a bater a cabeça, e chegou a se esfaquear no joelho com uma faca”, explicou a genitora.

Por conta da abstinência, o jovem desenvolveu uma compulsão alimentar e ansiedade. Com isso, Ardi engordou muito e, consecutivamente, foi zombado pelos colegas de escola. Isso se tornou mais um gatilho.

Atualmente, com 14 anos, o indonésio segue uma rotina bem mais saudável – com peixes e vegetais – e isenta de nicotina. Com a fama adquirida, ele também visita programas e entrevistas para relatar a superação vivenciada.

 

Sair da versão mobile