Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Novos ônibus do BRT começam a circular na Transolímpica

As ruas do Rio de Janeiro ganharam um colorido diferente nesta sexta-feira, pois começaram a circular os novos ônibus do BRT, que em um primeiro momento irão circular na Transolímpica. No total são 48 veículos, de cor predominantemente amarela, em operação, sendo 33 articulados (dois vagões) e 15 do tipo padron (um único vagão). A maior novidade é que o motorista passa a ter uma cabine blindada, pedido antigo da categoria, por maior segurança.

Para os passageiros, os novos articulados oferecem um maior espaço interno em comparação ao modelo anterior. Além disso, há um número maior de assentos para pessoas com mobilidade reduzida, além de entradas USB, para carregamento de telefones celulares ou outros aparelhos eletrônicos.

O prefeito Eduardo Paes participou da viagem inaugural dos novos veículos e prometeu a entrega de novos veículos do mesmo modelo para o mês de março de 2023. Estes serão distribuídos primeiramente no corredor Transcarioca e depois na Transoeste, devido a obras realizadas na via que liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande.

– Vão chegar mais articulados até março. A Transcarioca está funcionando a pleno vapor também e a Transoeste está sendo totalmente reformada, inclusive com a construção de novos terminais. A Transoeste vai ser o último que os ônibus novos vão entrar. Quero dizer para o morador dessa cidade que está acabando o sufoco – afirmou Paes.

Além da entrega dos novos veículos, também foram finalizadas as obras de 17 estações do corredor Transolímpica, que foram reformadas. O prefeito aproveitou para apelar à população que cuida da preservação das mesmas, após um homem ser flagrado tentando incendiar a estação Asa Branca, que faz parte da via.

– Queria fazer um apelo. O ônibus é da população, foi comprado com dinheiro público e se as pessoas não cuidarem é burrice. Todo ônibus que estragar, todo problema que tiver e cada coisa que for danificada é o imposto pago pela população carioca que vai pagar esta conta. Cuidem do BRT – completou Paes.

Fonte: Extra.

Sair da versão mobile