19.9 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioGazeta BrasilRestaurante Mauro Alemão celebra Natal com almoço especial nessa sexta-feira (23/12)

    Restaurante Mauro Alemão celebra Natal com almoço especial nessa sexta-feira (23/12)

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidária, ofereceu nessa sexta-feira (23/12) um cardápio especial de Natal a todos que foram almoçar no Restaurante Municipal Mauro Alemão (Inoã). Entre as delícias típicas: pernil assado com laranja, frango assado ao molho de laranja, salpicão, farofa com ameixa e rabanada. Centenas de pessoas compareceram ao local que, diariamente, serve cerca de 800 refeições.

    “A imagem que veio na minha cabeça quando eu cheguei aqui, hoje, foi do Betinho, da campanha de cidadania e combate à fome. Ele dizia que um povo feliz é um povo que não passa fome. Então, eu queria que essa imagem de gente feliz, comendo, chegasse a todos os cantos do Brasil e do mundo, para mostrar que é possível. Eu fico muito feliz de ter a sorte de poder estar aqui participando desse combate à fome e de mostrar que é um exemplo de soberania alimentar. As pessoas descem do ônibus tarifa zero arrumadas e vão com orgulho almoçar no dia de festa, uma data religiosa importante para os cristãos de todas as religiões. Isso mostra que a gente mais uma vez está no caminho certo”, declarou o secretário de Economia Solidária, Adalton Mendonça.

    Nutricionista do Restaurante Municipal, Luanna Pão, explicou que é possível oferecer uma alimentação equilibrada mesmo nessa época do ano.

    “Nós sempre temos saladas no cardápio; o arroz e o feijão que são considerados completos e a carne, que é a proteína de origem animal. Hoje não é diferente. Só colocamos como característica do almoço alguns alimentos da ceia de natal, para a gente comemorar. Por isso, o salpicão, o pernil. Além disso, normalmente a gente intercala em oferecer uma fruta ou um doce individual. E a rabanada, hoje, entra no lugar desse doce individual”, frisou.
    O Restaurante Popular Mauro Alemão foi aberto ao público no dia 30 de agosto de 2021 e serve, em média, 14 mil refeições por mês, entre almoço e café da manhã, pelos valores simbólicos de R$ 2 e R$1, respectivamente.

    Moradores aprovam ceia natalina

    Frequentadores assíduos do local, o casal Sonia Lopes, 65 anos, e Jorge Marques, 70 anos, que mora no Manu Manuela (São José do Imbassaí) aprovou a escolha do cardápio natalino.

    “A gente tem que avaliar o que nos faz bem. Eu acho que tanto para mim quanto para muitas famílias que não tem o alimento para dar para o filho, esse restaurante é muito bom. A gente vê as pessoas e não sabe a situação que elas estão passando. Eu comi pernil e estava muito bom. Raspei até meu prato”, afirmou Sonia.

    “Ela é difícil de comer feijão. Só come feijão em casa, mas aqui ela comeu. Eu também gostei de tudo. A rabanada está uma delícia, molhadinha. Vale muito a pena vir almoçar aqui. Esses dois reais são muito bem pagos”, avaliou Jorge.

    Moradora de São José do Imbassaí, Ângela Damázio, 52 anos, também estava no local, com a mãe e o filho. “Eu morava no Rio. Tem dois meses que eu mudei aqui para Maricá e hoje resolvi vir aqui conhecer. Achei tudo muito bom! O restaurante é organizado, limpinho, a comida é saborosa. Eu acho esse projeto muito bacana e que poderia ter em mais bairros porque é excelente para a população”, disse.

    “Muitas das vezes as pessoas não tem nem o que comer em casa. Então, esse restaurante municipal ajuda muitas famílias. Eu, sempre venho aqui”, completou Juliana Trindade, 40 anos, moradora do MCMV de Itaipuacu.

    Manuela Silva, 24 anos e Caliane Martins, 30 anos, que moram em Itaipuaçu, experimentaram almoçar no restaurante pela primeira vez. “Eu achei a comida muito boa. Só não comi pernil porque eu não gosto mesmo, mas o frango estava muito bom. Mas eu comi minha comida, a rabanada e ainda ajudei meu filho que não comeu tudo, para não desperdiçar comida. Agora sempre que eu puder vou vir aqui”, contou Manuela aos risos.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui