A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, disponibilizará apostilas impressas a alunos do curso de Formação Inicial e Continuada em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) do dia 2 a 27 de janeiro, na sede do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (Rua Boaz Velasco, n° 1, no Centro). O espaço dispõe de total acessibilidade, e o aluno deverá apresentar um documento original foto para retirar o material, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
“A iniciativa é uma parceria com a ONG Contato e o Instituto Federal Fluminense (IFF) e segue incansável no propósito de sensibilizar a todos os munícipes sobre a urgente pauta da inclusão. Há um mês estamos cursando o segundo módulo de formação de Intérprete de Libras, o que representa um avanço incomensurável na perspectiva da inclusão e da eliminação de barreiras à pessoa com deficiência auditiva. E como forma de desenvolver o aprendizado ainda mais, os mesmos parceiros estão disponibilizando aos formandos um belíssimo material formativo, informativo e sustentável. Sigamos na tarefa de tornar a nossa maravilhosa Maricá numa cidade plenamente inclusiva”, disse o secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres.
O curso vai capacitar 200 pessoas, entre moradores, servidores e profissionais de diversas áreas, que lidam diretamente com pessoas surdas ou buscam se profissionalizar, oferecendo instruções de nível básico e intermediário em Libras. Ao todo, o curso recebeu 3.044 inscritos na segunda edição.