Foto: Arquivo EBC.
A Prefeitura do Rio lançará, na noite de Réveillon, um novo serviço de combate à violência contra a mulher. O canal “Tem Saída 24h”, da Central 1746, será aberto às 18h, junto com um posto de atendimento na praia de Copacabana, na Zona Sul. O atendimento busca auxiliar vítimas e testemunhas de agressões.
Segundo a secretária municipal de Política e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, muitos relatos de pessoas que não sabiam como agir em situações de violência chegavam até a prefeitura:
— Recebemos vários relatos de pessoas que não sabem como agir ao sofrer ou testemunhar uma violência contra mulher. Então, o “Tem Saída 24h” vem como uma forma de orientar e trazer informações — explica.
Ainda de acordo com a secretária, dentre as mais de 100 mil mulheres que participaram de cursos e oficinas profissionalizantes, 70% não sabiam como proceder em situações de violência.
— A maioria dessa mulheres, inclusive, sofria violências domésticas sem saber ou não buscaram ajuda por não querer denunciar. Então, nosso canal fará esse papel, de orientar na busca de possibilidades para romper com esse ciclo de violência. Essa mulher será acompanhada e direcionada, seja para um centro de atendimento, para o abrigo sigiloso da prefeitura e para que saiba quais benefícios e auxílios pode receber — afirma Trindade.
Para que consiga o atendimento especializado, é necessário ligar para o número 1746 e digitar o ramal 8. Já para o atendimento presencial em Copacabana, a vítima deverá se dirigir à Escola Municipal Doutor Cícero Penna, na Avenida Atlântica, número 1976. O serviço no local funcionará das 18h do dia 31 às 3h do dia 1º de janeiro.
— Sabemos que na época de grandes comemorações, como carnaval e as festas de fim de ano, os casos de violência contra mulher aumentam. Então, a Prefeitura também está preocupada com essa questão durante o Réveillon — conclui a secretária.
Pelo segundo Réveillon consecutivo, a prefeitura adesivará banheiros públicos femininos em Copacabana com o cartaz da campanha “Rio + Seguro para Mulheres”. Ao todo, serão distribuídos 400 cartazer, que, por meio de um QR code, redirecionarão as mulheres para o site da campanha, onde terão acesso a informações de serviços de emergência, em quatro línguas.
Fonte: Extra.