24.6 C
Maricá
domingo, maio 18, 2025
More
    InícioDestaque NewsMaricá registrou mais de 700 mil atendimentos em toda a rede de...

    Maricá registrou mais de 700 mil atendimentos em toda a rede de saúde no ano de 2022

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá promove “Jogos para Todos” no CEU da Mumbuca

    Dinâmicas com esportes adaptados estimulam pensamento crítico dos estudantes...

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, registrou aumento na procura pelos serviços oferecidos em toda a rede, ultrapassando o número de 705 mil atendimentos realizados em 2022, resultado dos esforços contínuos para levar serviços qualificados à população e também da abertura de novos espaços.

    Entre janeiro e novembro de 2022, o Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, atendeu 130.519 pessoas, o que representa um aumento de mais de 40% em relação ao mesmo período de 2021. Na UPA de Inoã, foram registrados 81.817 atendimentos em 2022, um crescimento de 39% em comparação ao ano anterior. Já a Unidade 24 Horas Santa Rita, recebeu 49.424 pacientes em 2022, ante 35.756 em 2021.

    Nas Unidades de Saúde da Família (USF), foram feitos 242.692 atendimentos médicos e de enfermagem de janeiro a novembro de 2022, um incremento de 12,4% na demanda quando comparado ao ano antecessor. Na Atenção Especializada, ocorreram 143.318 atendimentos de janeiro a outubro de 2022, o que inclui o Ambulatório Pericles Siqueira Ferreira, o Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dentre outros locais.

    Os serviços de saúde bucal também tiveram destaque. Nas USF, 50.839 moradores passaram por atendimentos odontológicos em 2022; e outras 6.580 pessoas foram atendidas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Boqueirão. Isso ressalta o impacto positivo da ampliação da oferta desses serviços, que chegaram às USF Elenir Umbelino de Mello e Santa Paula em 2022 e estarão disponíveis neste ano em outras unidades, que atendem os moradores dos condomínios Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu.

    A secretária de Saúde, Solange Oliveira, ressaltou a importância dos dados para mostrar a amplitude dos serviços oferecidos e seu papel para atender às demandas dos maricanses, frisando que 2023 será de muitos avanços.

    “O aumento no número de atendimentos em toda a rede reforça que o município está em um novo momento, marcado pelo crescimento populacional e também pela ampliação de diversos serviços. Isso reflete na assistência que oferecemos à população, melhorando cada vez mais a nossa atuação em diversas frentes. 2022 foi de muitas novidades e qualificação na saúde de Maricá, mas estamos trabalhando para que neste ano avancemos ainda mais, realizando entregas fundamentais para os moradores”, afirmou.

    Vacinação foi outro destaque de 2022

    A população se mobilizou durante as campanhas de vacinação promovidas em 2022. Até o momento, 141.869 maricaenses receberam pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19. Em relação à Influenza (gripe), 63 mil pessoas receberam a dose anual de proteção à doença em 2022, demonstrando que o município alcançou a meta de 90% do público prioritário vacinado.

    A proteção dos pets também foi positiva: 20 mil cães e gatos foram vacinados contra a raiva no ano passado, resultado da campanha realizada em dezenas de polos distritais em novembro, assim como da imunização dos animais no sistema drive-thru, feita no mês de dezembro.

    Além disso, a Vigilância em Saúde Ambiental visitou 96.477 imóveis da cidade em 2022, com o objetivo de controlar a dengue e evitar a proliferação do Aedes Aegypti — mosquito responsável pela transmissão da doença.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.