No dia 12 de janeiro aconteceu na fazenda Itaocaia em Inoã a Inauguração do Instituto Histórico Geográfico e Ambiental de Maricá e a equipe do jornal Gazeta 24 horas Rio foi conferir de perto esse dia que foi um marco para a preservação da história da cidade de Maricá.
É importante lembrar que a fazenda Itaocaia localiza-se no bairro de Inoã e foi construída por monges beneditinos entre as duas primeiras décadas. Através de escravos oriundos da África, se desenvolveu no local a produção de cana de açúcar e café.
Foi também a parada de Charles Darwin durante suas viagens, onde acabou por conhecer um pouco a história do local. O que o deixou perplexo diante do suicídio de escravos negros, tendo em vista que Darvin lutava contra o comércio de escravos. Dom Pedro I também foi uma das figuras ilustres que passaram pela fazenda.
Essas entre tantas outras histórias fazem da Fazenda Itaocaia o patrimônio histórico mais importante da cidade de Maricá; um local mais do que apropriado para o evento de Inauguração do Instituto Histórico, Geográfico e Ambiental de Maricá.
Assista ao vídeo e veja como foi o evento.