A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) divulgou, nesta terça-feira (17/01), a lista dos candidatos habilitados para concorrer a uma das 16 cadeiras no Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC), biênio 2023-2024, destinadas à sociedade civil. Quem foi inabilitado e deseja entrar com recurso, deve realizar o processo até às 18h desta quarta-feira (18/01), por meio de formulário online.O CEPC é um órgão deliberativo, parte integrante do Sistema Estadual de Cultura, e vinculado à Sececrj. Tem como principal função deliberar sobre as políticas públicas na área da cultura, trabalhando em conjunto para a elaboração de pautas, criação de editais e demais atividades correlatas.“A participação no Conselho é de grande importância, pois ele é um dos principais canais de escuta e integração entre a sociedade civil e o poder público, e por meio de seus conselheiros presentes em todas as regiões do Estado, tem a função de deliberar sobre a política pública na área da cultura, bem como de acompanhar os resultados e definições do Sistema Estadual de Cultura”, explica a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.O recurso deve ser realizado através do link: https://docs.google.com/
A lista de habilitados pode ser acessada no link: http://cultura.rj.gov.
Concorrendo pela região Metropolitana III Leste Fluminense Raquel Simões e candidata por Maricá, ao Conselho Estadual de Políticas Culturais do Estado do Rio.
Raquel atualmente é presidente do Fórum Cultural de Maricá, e Conselheira Municipal de Cultura da cidade. Educadora, artivista e produtora cultural, Raquel tem trabalhado incansavelmente pelos artistas local, com o foco no resgate histórico-cultural da cidade de Maricá. Você pode se inscrever para votar em seu representante da Metropolitana III neste link. As inscrições estão abertas até o dia 19/01.
Saiba mais sobre o CEPC
O Conselho é formado por 32 membros, sendo 16 deles oriundos da sociedade civil. São essas cadeiras que serão preenchidas pelos candidatos habilitados durante o processo em andamento. Para formar a composição de forma plural e democrática, as vagas são divididas da seguinte forma: dez membros representando cada uma das regiões do Estado do Rio de Janeiro; e seis membros representando os segmentos culturais de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música, literatura e cultura popular.
O CEPC foi instituído através da lei nº 7035, de 7 de julho de 2015.