19.9 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioGazeta BrasilRodada de conversas na Fitur 2023 inicia diálogo para colocar Maricá no...

    Rodada de conversas na Fitur 2023 inicia diálogo para colocar Maricá no roteiro internacional da Embratur

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    A internacionalização do turismo de Maricá vai passar a contar com a ajuda da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), do Ministério do Turismo do Brasil. A equipe que representa a cidade na Feira Internacional de Turismo (Fitur), que acontece em Madrid, na Espanha, se reuniu com o coordenador de Relações Institucionais da empresa, Renan Pretto, na quinta-feira (19/01).

    Com a parceria, a Embratur poderá passar a indicar Maricá nos roteiros que divulga mundo afora. A proposta para inclusão da cidade será formalizada à Embratur em breve, após o aprofundamento das tratativas com as secretarias de Turismo e de Promoção e Projetos Especiais de Maricá.

    Segundo Renan Pretto, que escutou falar sobre Maricá e pode ver suas belas paisagens pela primeira vez, o atrativo da cidade vai muito além da beleza. “Além das paisagens encantadoras, o conjunto robusto de políticas públicas de Maricá, como a moeda social Mumbuca, que atende 42 mil pessoas, a gratuidade do transporte público por ônibus e bicicletas, e até a disponibilização de protetor solar em locais públicos, encanta os olhos de muitos turistas. O turista alemão, por exemplo, gosta muito de conhecer cidades que se organizam socialmente de forma diferenciada, e Maricá, nesse sentido, me parece única em nosso país”, disse ele.

    A subsecretária de Comunicação e uma das representantes de Maricá em Madrid, Poliana Oliveira, comenta que as tratativas serão desdobradas com os responsáveis pelo tema em Maricá. “Apenas começamos o diálogo com a Embratur nesse momento estratégico para Maricá. Os secretários Zé Alexandre e Robson Dutra têm trabalhado bastante para tornar Maricá um destino desejado por todos e esse novo – e muito importante parceiro – fortalecerá tudo que tem sido feito nos últimos anos, de forma muito acertada pela gestão do nosso município”, explicou.

    Poliana disse ainda que o trabalho de promoção turística internacional de um destino não é feito de forma rápida, pode demorar de 3 a 4 anos para se consolidar e começar a render bons frutos. “Maricá está investindo muito em infraestrutura, inclusive com determinação do prefeito Fabiano Horta estamos construindo um hotel para receber o aumento da demanda turística – nacional e internacional. Sabemos que é um trabalho de longo prazo, mas estamos fazendo nosso dever de casa”, finalizou.

    Sobre a Fitur

    A cidade de Maricá estreou na Fitur a marca “Maricá, acolhedora por natureza” como identidade internacional. A feira acontece entre os dias 18 e 22 de janeiro, e a comitiva maricaense tem a missão de apresentar a cidade ao turismo mundial, atrair empreendimentos hoteleiros, além da elaboração de roteiros de turismo estrangeiro que passem a incluir a cidade, que já recebe cerca de 800 mil turistas nos meses de alta temporada (de novembro a março).

    “A marca ‘Maricá acolhedora por natureza’ consegue expressar muito do que a nossa cidade representa no cenário brasileiro. Um lugar que acolhe seu povo, cuida de sua gente e gera oportunidades. Maricá acolhe o novo e também o tradicional, acolhe empreendimentos, a cultura, o social. E acolhe com belas paisagens naturais. É um belo conceito para definir o que nossa Maricá é”, explicou Hamilton Lacerda, presidente da Codemar, empresa responsável pela participação no evento.

    Maricá fica em exposição em Madrid até o dia 22 de janeiro e a expectativa é de que nos cinco dias de evento, o estande receba mais de 100 mil visitantes, dos mais diversos países.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui