21.4 C
Maricá
terça-feira, maio 20, 2025
More
    InícioGazeta BrasilJustiça determina prosseguimento do concurso para procurador do MP junto ao TCE-RJ

    Justiça determina prosseguimento do concurso para procurador do MP junto ao TCE-RJ

    Data:

    Últimas Notícias

    Elba Ramalho encerra etapa inicial dos shows pelos 211 anos de Maricá

    A cantora Elba Ramalho foi a atração principal do...

    Rio inicia vacinação contra nova variante da covid-19 em idosos

    A Prefeitura do Rio de Janeiro começou, nesta segunda-feira...

    INSS exigirá biometria para liberar novos consignados

    A partir do próximo dia 23, aposentados e pensionistas...

    Maricá segue com tempo estável e sem chuvas até quarta-feira

    A cidade de Maricá seguirá com tempo firme e...

    Shows em Itaipuaçu marcam início das comemorações pelos 211 anos de Maricá

    Maricá iniciou as celebrações pelos 211 anos do município...
    Prédio do TCE-RJ, localizado na Praça da República, Centro do Rio. Foto: Reprodução

    A Justiça do Rio (TJRJ) suspendeu os efeitos de uma liminar e determinou, nesta quarta-feira (25), o prosseguimento do concurso para procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). As provas do certame estavam suspensas por conta de uma ação que questiona o vitaliciamento do cargo com a posse.

    O concurso tem sido alvo de um imbróglio na Justiça desde o último mês de julho, quando uma ação popular questionou a legalidade da presidência da comissão organizadora. Em novembro, a 1ª Vara de Fazenda Pública da Comarca da Capital se posicionou favorável à legalidade da prova em uma decisão. O caso está pendente de julgamento pela 11ª Câmara Cível.

    Um outro processo, no entanto, causou a suspensão do certame. Ainda em novembro, o procurador-geral do Ministério Público junto ao TCE-RJ, Henrique Cunha de Lima, protocolou uma ação para questionar, além da legalidade da presidência da comissão, uma cláusula do edital do exame. Nele, é previsto que os aprovados terão o cargo vitalício imediatamente após a posse.

    A lei, porém, determina que os procuradores precisam cumprir um prazo de dois ano para a vaga se tornar vitalícia. Com isso, uma decisão da 6ª Vara de Fazenda Pública publicada no último sábado (21) suspendeu as provas objetivas e discursiva.

    Nesta quarta-feira, a desembargadora Renata Machado Cotta, da 3ª Câmara Cível do Tribunal suspendeu os efeitos dessa liminar. Logo, as provas objetivas serão aplicadas no próximo dia 5 e as discursivas no dia 2 de abril. O TCE-RJ divulgou, na quinta-feira (26), os locais de realização do primeiro exame.

    O certame prevê o preenchimento de cinco vagas. Com cargo vitalício, os aprovados terão direito a um salário de até R$ 35.462,22. O último concurso para essa posição aconteceu em 2005.

    Em nota, o TCE-RJ reafirmou o propósito de dar prosseguimento às provas e “manter os candidatos e demais interessados plenamente informados acerca do seu andamento, sempre com a transparência e o respeito indispensáveis”.

    O Tribunal de Contas é responsável pela fiscalização da aplicação dos recursos públicos por parte dos governantes. O órgão verifica o uso de todo o dinheiro do contribuinte aplicado em impostos. O TCE-RJ atua na Assembleia Legislativa e, quando solicitado, no Executivo, Judiciário, Ministério Público, Receita Federal, demais tribunais de contas e outros setores.

    Fonte: O Dia.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.