Polícia Federal deflagra a operação Caixa Forte II, para desarticular uma organização criminosa especializada em assaltar agências bancárias. Foto: Divulgação / Polícia Federal.
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (8), a operação Caixa Forte II, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em assaltar agências bancárias no Rio. Na ação, agentes da instituição cumpriram dois mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão, em Coelho Neto, Zona Norte do Rio de Janeiro e no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Os mandados foram expedidos pela 7º Vara Federal Criminal da Capital.
Segundo a corporação, as investigações apontaram que os alvos da operação “integram grupo articulado de pelo menos oito indivíduos especializados em assaltar instituições bancárias mediante o uso simulacros de arma de fogo”, o que permite aos criminosos ultrapassar as portas giratórias de segurança sem que o sistema de alarme dispare.
Já dentro do banco, a quadrilha iniciava uma abordagem violenta, ameaçando e rendendo vigilantes e clientes, inclusive roubando as armas de fogo dos seguranças e outros bens do estabelecimento e das pessoas no local. No final da ação, os criminosos fugiam com o auxílio de motoqueiros que aguardam no lado de fora da agência.
Além disso, a PF identificou que os dois alvos da operação, presos na nesta quarta-feira (8), participaram de um assalto a uma agência da Caixa Econômica Federal em Pilares, na Avenida Dom Hélder Câmara, no dia 2 de setembro de 2022. A ação foi grava por câmeras de segurança.
Os presos foram encaminhados à Superintendência da PF no Rio de Janeiro, onde acabaram indiciados por crime de roubo duplamente qualificado, por ter sido praticado por mais de uma pessoa e com o uso de arma de fogo. Após o registro da ocorrência, eles foram encaminhados ao sistema prisional do estado.
Fonte: O Dia.