Com o tema ‘Samba das Antigas’, programação começou nesta sexta e segue ao longo do fim de semana (11 e 12/02)
O céu nem sempre está azul, mas isso não tira sua beleza. E foi assim, belamente vestido de cinza e com a imponência de raios distantes, que ele recebeu artistas e público no primeiro dia do festival Pedacinho do Céu, na Orla de Araçatiba. A edição “Samba das Antigas” contou com apresentação dos grupos Amigos do Quintal e Filhas de Bamba, e reuniu centenas de pessoas. O evento segue neste fim de semana, no sábado e no domingo, a partir das 17h, e é realizado pela Prefeitura de Maricá e Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e pelas secretarias de Promoção e Projetos Especiais e de Turismo.
As apresentações de sexta-feira aconteceram no espaço gourmet. Por segurança, por conta do tempo instável, o palco flutuante no espelho d’água da Lagoa de Araçatiba ficou desocupado. A primeira atração prevista para o primeiro dia, o grupo Projeto Pedacinho do Céu, não se apresentou, mas subirá ao palco hoje e amanhã (11 e 12/02).
“Nessa edição temos muito samba de raiz, marchinhas antigas, criando um espaço para toda a família poder aproveitar a música, também gastronomia e artesanato. Convidamos todos para que venham aqui na Orla de Araçatiba para aproveitar o Pedacinho do Céu. Nesta edição o evento está dentro do Circuito Sol & Samba, com eventos para mostrar outros pontos da cidade também”, convidou o secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida.
Chuva atrasou, mas não impediu a festa
A ventania no fim da tarde criou suspense sobre a realização do primeiro dia de evento e chegou a provocar atraso, que impediu a apresentação do primeiro grupo. Entretanto, os maricaenses que foram até a Orla de Araçatiba não arredaram pé e o clima cedeu à vontade popular. Às 19h, o grupo de Itaipuaçu Amigos do Quintal deu início a uma roda de samba animada.
“Foi a nossa primeira vez no Pedacinho do Céu, que a gente já conhecia, e ficamos muito animados por conta da estrutura montada. Foi uma honra participar e poder apresentar esses sambas de raiz e representar todas pessoas, os artistas, que pavimentaram o caminho para permitir que nós, sambistas, chegássemos até aqui”, disse Jefferson Pereira, vocalista e cavaquinista do grupo.
A última atração da noite foi a dupla Filhas de Bamba, duas irmãs de Nova Friburgo que garantiram o sambão com muita ginga. “A serra não é o lugar mais óbvio do samba, mas nosso pai era de Itaboraí, aqui do ladinho, e nos deixou essa herança maravilhosa que é o amor pelo samba”, explicou Gisele Luterbach, que foi complementada pela irmã caçula, Nathalia Luterbach: “Trouxemos as referências, como Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz, mas também autorais e umas do nosso pai”.
Primeira edição de 2023
A edição “Samba das Antigas” chega como tema da primeira edição de 2023 do já tradicional Pedacinho do Céu. O evento reúne boa música, uma bela paisagem, gastronomia, feira de artesanato e espaço kids, possibilitando um belo encontro familiar com a arte. Desta vez, 12 restaurantes e quatro cervejarias ocuparam o espaço gourmet.
O palco flutuante e a estrutura em terra foram montados num local diferente da Orla de Araçatiba, perto da Praça Tiradentes, onde aconteceu o Natal Iluminado. Essa mudança aconteceu para permitir a integração de novas atrações, além de ampliar o espaço para o público.
Novo local: Orla de Araçatiba
Os shows continuam acontecendo na Orla de Araçatiba, mas, dessa vez, próximo da Praça Tiradentes, onde foi realizado o Natal Iluminado de Maricá, diferentemente das edições anteriores que foram no Deck Pôr do Sol. Essa mudança aconteceu para permitir a integração de novas atrações, além de ampliar o espaço para o público.
Corrente de solidariedade
O município de Maricá continua na corrente de solidariedade pelas vítimas do temporal que assolou a cidade e municípios vizinhos no fim da tarde e noite de terça-feira (07/02). No Pedacinho do Céu há um posto de arrecadação de donativos como itens de higiene pessoal e materiais de limpeza para as pessoas desabrigadas e desalojadas na cidade. As doações poderão ser entregues em stand, durante todo o evento.
Segundo a Prefeitura de Maricá, mais de 50 pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas pelo temporal, mas todas já deixaram o abrigo disponibilizado pela prefeitura, numa escola municipal. Elas receberam também apoio psicológico e, quando necessário, de saúde.
Formas de chegar no Pedacinho do Céu
Aqueles que utilizarem veículos próprios poderão estacionar, das 18h às 23h, no Aeroporto de Maricá, localizado na Rua Jovino Duarte de Oliveira, nº 362. As vagas mais próximas ao local do evento serão destinadas especialmente a pessoas com deficiência (PcDs).
Já para quem preferir ir de transporte público, a linha E11 do Vermelhinho – Araçatiba (via Fórum), passará na entrada do evento. A Empresa Pública de Transportes (EPT) vai ampliar o horário e a frota da linha no período das 18h às 0h15, disponibilizando ônibus a cada 25 minutos.
Alterações no trânsito
Para dar fluidez ao trânsito do entorno da Orla de Araçatiba, a Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) vai realizar o fechamento da Rua Álvares de Castro, na altura da Rua Jovino Duarte de Oliveira, a partir das 17h. Orientadores estarão nos pontos de bloqueio que serão montados para orientar motoristas e pedestres.
Os motoristas que seguirem em direção à Barra de Maricá devem obedecer a sinalização. O fluxo de veículos será direcionado para a Avenida Prefeito Odenir Francisco da Costa, onde estão localizadas as estátuas dos imortais.
Serviço das próximas atrações:
Pedacinho do Céu
Local: Orla de Araçatiba
Dias: 11 e 12/02, a partir de 17h
11/02 (sábado):
17h – Projeto Pedacinho do Céu
19h – Marianna Cunha
21h – Rafael Caçula
12/02 (domingo):
17h – Projeto Pedacinho do Céu
19h – Tô Querendo
21h – Jô Borges