22.3 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioGazeta BrasilMaricá remove construções irregulares em Itaipuaçu

    Maricá remove construções irregulares em Itaipuaçu

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    A Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (GATED), realizou nesta terça-feira (14/02) uma operação para remover construções irregulares na localidade do Taboal, no loteamento Rincão Mimoso, em Itaipuaçu. As equipes retiraram instalações feitas de compensado, na Rua Sérgio de Sá, dentro de uma área pantanosa que integra a região de amortização do Parque Estadual da Serra da Tiririca. As construções estavam vazias e nenhum morador precisou ser retirado.

    Participaram da ação agentes das secretarias de Urbanismo, Habitação e Assentamentos Humanos, Cidade Sustentável, Assistência Social, Defesa Civil e Trânsito e Engenharia Viária, além da Guarda Municipal e de policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). A portaria conjunta 001/2023, publicada no fim de janeiro, proíbe qualquer licença ambiental para construções em áreas semelhantes até que sejam realizados estudos ambientais. Denúncias de construções irregulares podem ser enviadas através dos telefones/WhatsApp (21) 96812-2421, núcleo Centro, e (21) 97259-9213, núcleo Itaipuaçu.

    Como legalizar sua construção?

    De acordo com a legislação municipal, antes de iniciar a construção, o proprietário precisa apresentar um projeto feito por um responsável técnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (Código de Obras, Lei de Uso e Ocupação do Solo, Norma de Acessibilidade, dentre outras conforme a complexidade da obra).

    Em seguida, é necessário abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual devem ser anexadas documentações do proprietário do imóvel e do responsável pela obra para a análise técnica. Com o projeto aprovado, são geradas as taxas de legalização para emissão do alvará de obras.

    Em caso de legalização de obra já concluída ou solicitação de habite-se, é preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Imóveis (RGI), documentação do proprietário, comprovante de residência atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) ou Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

    Em caso de dúvidas, o cidadão pode agendar um atendimento presencial com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Serviços Integrados Municipais (SIM) – www.sim.marica.rj.gov.br.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui