Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Prefeitura apresenta projetos de expansão da rede de saneamento em reunião do ConCidade

Fotos: Katito Carvalho

Prefeitura apresenta projetos de expansão da rede de saneamento em reunião do ConCidade

Mais de 200 quilômetros de obras estão previstos para os distritos de Ponta Negra, Itaipuaçu, Inoã e Centro

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou na terça-feira (14/02) a primeira reunião extraordinária do Conselho da Cidade. O conselheiro e representante da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Horário Figueiredo, apresentou os projetos licitados de redes de esgoto e com obras previstas para iniciar este ano.

Ao todo, serão 241,61 km nos distritos de Ponta Negra (31 km); de Itaipuaçu (130 km), sendo 103 no Jardim Atlântico Leste e 27 no Recanto; de Inoã (15,96 km) e do Centro (64,65 km), que serão instalados em São José do Imbassaí.

Também estão previstas construções de uma Estação de Tratamento de Esgoto em Ponta Negra, próximo a Ponte Nova, às margens do canal; e dois emissários submarinos nos distritos de Itaipuaçu e Centro (Barra de Maricá) para lançar o esgoto a dois e quatro quilômetros da costa, respectivamente. “Vamos chegar a 40% de redes de esgoto no município com esses investimentos. São obras de médio prazo com previsão de três anos para execução”, ressaltou Horácio.

O representante da Sanemar também destacou o trabalho feito no âmbito do programa Sanear Maricá, que realiza com ações para fornecer rede básica de esgoto (fossa, filtro e sumidouro) e água potável com caminhões pipa a famílias em situação de vulnerabilidade social. “Em

parceria com a Educação, a gente explica aos alunos das escolas municipais sobre o que é saneamento básico”, acrescentou.

O que é o Conselho da Cidade

O Conselho da Cidade é formado por membros do Executivo, movimentos sociais e populares, setor empresarial, trabalhadores, instituições da sociedade civil e de Organizações Não Governamentais. Os conselheiros foram eleitos durante a 7ª Conferência da Cidade realizada entre os meses de maio e abril de 2022. A nova gestão ficará responsável por debater e fiscalizar as políticas urbanas implementadas no município até 2025.

Em dezembro, o ConCidade aprovou o regimento interno, com as diretrizes gerais para a formulação e implementação da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano e o calendário e planejamento das ações de 2023.

Também foram definidos os membros das cinco câmaras técnicas (Habitação, Saneamento e Meio Ambiente; Trânsito, Transporte, Mobilidade Urbana & Alinhamentos viários; Planejamento e Gestão do Solo Urbano; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda; e Especial), nas quais os conselheiros irão discutir os temas que serão levados para as reuniões do órgão.

Sair da versão mobile