A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou mais de 100 mil ações em 2022, em todos os pontos especializados de atendimento à população. Desse total, foram feitos 42.966 atendimentos para pessoas com deficiência, sendo 26.417 pelo Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (Sarem), 10.772 pelos centros de Reabilitação, 5.524 pela Casa do Autista e 253 pela Equoterapia.
Além disso, a secretaria levou os serviços oferecidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para os quatro distritos da cidade com realização de 18.340 acolhimentos, 15.794 acompanhamentos familiares, além de 9.410 inscrições, 14.551 atualizações e 1.605 transferências de município no Cadastro Único (CadÚnico).
Com dez anos de existência, o programa Bilhete Único Universitário chegou a quase 5 mil estudantes atendidos com transporte gratuito para faculdades e instituições de cursos técnicos de nove municípios do Estado do Rio. Também foram emitidas e renovadas 726 carteiras do idoso, 85 passes livres interestaduais para pessoas com deficiência, 327 documentos de auxílio funeral e 847 solicitações de segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito).
No Centro Especializado de Referência da Assistência Social (Creas), 6.523 famílias foram acompanhadas. As equipes ainda realizaram o atendimento de 1.684 pessoas pelo Serviço de Abordagem Social (Seas) e outras 100 pessoas em situação de rua foram abrigadas.
Novos equipamentos em 2023
Para este ano de 2023, estão previstas entregas de dois Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em Ubatiba e Ponta Negra e um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) em Inoã. A estimativa da secretaria é de que mais de cinco mil pessoas sejam beneficiadas com os novos equipamentos.
Centro de Reabilitação do Parque Nanci
Em 2022, a Secretaria de Assistência Social entregou à população o Centro de Reabilitação que funciona no Parque Nanci. Os espaços acolhem pessoas a partir de 12 anos e dispõem de uma equipe de profissionais qualificados, composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, enfermeiro, nutricionista, psicomotricista, além de especialistas em acupuntura, pilates e reeducação postural global (RPG). Ao todo, 10.772 foram atendidas no Centro de Reabilitação. O espaço funciona na Rua Albatroz, 474, no Parque Nanci – às margens da Rodovia Amaral Peixoto.
Jardim Sensorial no Sarem
O Jardim Sensorial do Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (Sarem) é um espaço terapêutico voltado às pessoas com deficiência que estimula os cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar), além de promover a sociabilidade entre os usuários. No Jardim Sensorial, as crianças têm contato com plantas comestíveis e ornamentais, utilizam o xilofone (instrumento musical de percussão), participam de atividades recreativas e interagem com o tapete sensorial — explorando diferentes sensações em superfícies com grama, pedras lisas e cascalhos de madeira. O Sarem funciona na Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, 200, Centro.
Bilhete Único Universitário
Com dez anos de existência, o Programa Bilhete Único Universitário passou a beneficiar 4.883 estudantes, sendo 53 deles de cursos técnicos e 4.830 de faculdades, incluindo alunos do Passaporte Universitário. O Bilhete Único Universitário é destinado a alunos que comprovem moradia em Maricá, e o valor da carga mensal transferida para o cartão varia de acordo com a frequência escolar de cada um. Atualmente, o programa atende moradores que estudam em 43 instituições de curso superior e 20 de cursos técnicos nas cidades de Araruama, Itaboraí, Macaé, Maricá, Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Saquarema e Teresópolis.