A Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) promoveram, nesta quarta-feira (15/02), uma live apresentando o cronograma dos cursos e casos de sucessos da Escola de Startup de Maricá e um webinário sobre empreendedorismo digital para alunos e novos interessados nas capacitações sobre marketplace ao longo do ano.
“Esses encontros, mesmo que remotamente, são importantes, porque é um momento de troca e interação. Além de ensinar a fazer negócios e habilidades digitais, a Escola de Startup busca enfatizar a importância do marketing de relacionamento e o network. Um ponto interessante em nossa turma é o grande número de mulheres participantes, mostrando o interesse deste público em empreender e buscar conhecimento”, comentou o superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Codemar, Danilo Pitarello.
O diretor da Faculdade de Administração da UFF, professor Martius Vicente, enfatizou que todo empreendedor precisa vender um produto ou serviço e o empreendedor vende a partir da sua rede. “A empreendedora Marluce foi um dos exemplos de alunos que soube aproveitar muito bem. Ela aumentou seu retorno e se tornou visível. Então, as pessoas que forem entrar nas próximas turmas precisam avaliar se realmente poderão se dedicar”, ressaltou o professor Martius Vicente a respeito da formação de novas turmas.
A transmissão pelo Instagram da Codemar contou com a participação do superintendente de Desenvolvimento Tecnológico da Codemar Danilo Pitarello; do diretor da Faculdade de Administração da UFF, professor Martius Vicente; e da professora da UFF, Paula Lopes Erthal; além das alunas Cristina Rodrigues e Marluce Almeida, que são empreendedoras do município. Com o objetivo de complementar a live interativa, a UFF promoveu, em seguida, o webinário sobre empreendedorismo digital através dos canais do YouTube e Facebook Escola de Startup de Marica.
Escola de Startup
A Escola de Startup de Maricá é uma parceria da Codemar com a Universidade Federal Fluminense (UFF), com o intuito de capacitar os empreendedores da cidade e impulsionar ideias inovadoras também lançando-os no meio digital. A escola integra o Parque Tecnológico Municipal, projeto que pretende tornar Maricá referência em inovação.
Capacitação para fazer negócios
Para a consultora de Tecnologia e Inovação da Codemar e professora de competências digitais da Escola de Startup, Ana Virgínia Medeiros, esse tipo de política atua na área de desenvolvimento econômico de forma prática imediata. “Você já consegue trazer soluções, capacitando as pessoas. A gente sabe que a economia informal, o pequeno empresário e o MEI, hoje, é uma parte muito importante da economia da cidade de Maricá. Então o objetivo desses cursos é formar e preparar essas pessoas para fazer negócio”.
A professora da UFF e de Negociação e Gestão de Conflitos e Liderança da Escola de Startup, Paula Lopes Erthal, comentou que o curso está passando por ajustes. “ Estamos ajustando sempre em busca de melhoramentos, ouvindo sugestões dos alunos, porque todo projeto necessita de aprimoramento. A gente identificou que os webinários fazem muito sucesso e iremos passar a fazê-los quinzenalmente para que os alunos possam falar um pouco sobre suas experiências”, finalizou.