22.5 C
Maricá
segunda-feira, abril 7, 2025
More
    InícioEconomiaSecretaria de Urbanismo debate ações do programa Maricá Acessível

    Secretaria de Urbanismo debate ações do programa Maricá Acessível

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá cria força-tarefa para resolver problemas de energia

    Maricá deu um passo importante para melhorar o serviço...

    300 mil mulheres morrem por ano durante a gravidez ou o parto, alerta OMS

    No Dia Mundial da Saúde (07/04), a Organização Mundial...

    Moranga e aipim de Maricá brilham em receitas de chef local

    Do campo direto para a mesa! Ingredientes cultivados no...

    Polícia investiga rede social por exibir violência para menores

    A Polícia Civil de São Paulo está investigando uma...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou, ao longo do mês de fevereiro, uma série de reuniões para tratar do Manual de Calçadas Acessíveis, que é parte do Programa Maricá Acessível. Realizados em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), os encontros tiveram participação de órgãos municipais com objetivo de adequar o entendimento a respeito das faixas elevadas de pedestres. Além disso, foram debatidas formas de orientar a colocação do dispositivo na cidade, considerando as indicações estabelecidas pela legislação em vigor sobre o tema.

    Ao todo, três reuniões foram realizadas, as duas primeiras com Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), sendo uma com a diretoria de obras diretas, responsável pelas calçadas, e outra com a diretoria de obras indiretas, que trabalha com asfalto e execução do dispositivo. O terceiro encontro aconteceu com um representante da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran). Uma última reunião será marcada com todos os setores.

    “Estamos mediando essas reuniões focando na faixa elevada de pedestre, pois é fundamental que todos que lidam com esse trabalho estejam alinhados com as orientações do manual, já que através dele o município vai ter um instrumento técnico que aborda os procedimentos adequados para a cidade”, disse o secretário de Urbanismo, Celso Cabral Nunes.

    Os encontros fazem parte do processo de atualização e edição Manual de Calçadas Acessíveis. O projeto tem o objetivo de determinar um padrão com critérios e medidas para calçadas, com foco na acessibilidade, remoção de barreiras por meio de construções ou reformas de calçadas voltadas para a inclusão, qualidade de vida e otimização dos deslocamentos urbanos.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui