A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou, ao longo do mês de fevereiro, uma série de reuniões para tratar do Manual de Calçadas Acessíveis, que é parte do Programa Maricá Acessível. Realizados em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), os encontros tiveram participação de órgãos municipais com objetivo de adequar o entendimento a respeito das faixas elevadas de pedestres. Além disso, foram debatidas formas de orientar a colocação do dispositivo na cidade, considerando as indicações estabelecidas pela legislação em vigor sobre o tema.
Ao todo, três reuniões foram realizadas, as duas primeiras com Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), sendo uma com a diretoria de obras diretas, responsável pelas calçadas, e outra com a diretoria de obras indiretas, que trabalha com asfalto e execução do dispositivo. O terceiro encontro aconteceu com um representante da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran). Uma última reunião será marcada com todos os setores.
“Estamos mediando essas reuniões focando na faixa elevada de pedestre, pois é fundamental que todos que lidam com esse trabalho estejam alinhados com as orientações do manual, já que através dele o município vai ter um instrumento técnico que aborda os procedimentos adequados para a cidade”, disse o secretário de Urbanismo, Celso Cabral Nunes.
Os encontros fazem parte do processo de atualização e edição Manual de Calçadas Acessíveis. O projeto tem o objetivo de determinar um padrão com critérios e medidas para calçadas, com foco na acessibilidade, remoção de barreiras por meio de construções ou reformas de calçadas voltadas para a inclusão, qualidade de vida e otimização dos deslocamentos urbanos.