24.2 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioGazeta BrasilMaricá inicia Semana do Consumidor com orientações nos polos do SIM

    Maricá inicia Semana do Consumidor com orientações nos polos do SIM

    Data:

    Últimas Notícias

    Conexão Maricá-Paris: jovens atletas de handebol de praia partem para intercâmbio na França

    Nesta quarta-feira (30/10), quatro aviões do Voa Maricá decolaram...

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, em parceria com o Procon-Maricá, promove uma série de atividades durante toda semana para celebrar o Dia Internacional do Consumidor. Comemorado no dia 15 de março, a data foi adotada em 1985 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Nesta segunda-feira (13/03), agentes do Procon esclareceram diversas dúvidas da população polos do Serviços Integrados Municipal (SIM) do Centro e de Itaipuaçu.

    Durante toda a semana, serão desenvolvidas atividades para abordar a relação de consumo entre fornecedor e consumidor, alertas sobre situações cotidianas e também sobre como formalizar denúncias e reclamações. A subsecretária de Defesa do Consumidor, Roberta Furtado, destacou a importância das atividades para garantia de diretos.

    “O objetivo da ação é conscientizar o consumidor dos direitos que ele tem. O órgão segue trabalhando para garantir que os consumidores tenham os seus direitos respeitados. Eles receberão panfletos educativos com informações sobre direitos e cuidados que os mesmos devem ter na aquisição de produtos e na contratação de serviços. Também estamos orientando sobre as formas de realizar denúncias”, destacou.

    A professora aposentada Valma Santana contou que agora sabe o local que deve procurar caso precise de ajuda. “É muito importante sabermos onde funciona. Hoje vim ao SIM resolver outro problema e fui informada que a Secretaria de Defesa do Consumidor também funciona aqui. Agora já sei como posso fazer denúncias”, disse.

    A Secretaria de Defesa do Consumidor

    Em 2023, o órgão já registrou 587 atendimentos, que resultaram em 69 denúncias encaminhadas. Entre os principais atendimentos feitos estão reclamações contra concessionárias de energia elétrica e de água. O órgão preza pelo atendimento das necessidades dos consumidores, respeitando sua dignidade, saúde e segurança, protegendo seus interesses econômicos, melhorando sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo.

    Programação da Semana do Consumidor

    Terça-feira (14/03) – Das 9h às 12h – Caminhada na Praça Orlando de Barros Pimentel, com entrega de panfletos informativos.

    Quarta-feira (15/03) – Das 9h às 16h – Secretaria de Defesa do Consumidor Itinerante – Local: Praça Conselheiro Macedo Soares (Centro) e Praça do Ferreirinha (Itaipuaçu).

    Quinta e Sexta-feira (16 e 17/03) – Das 9h às 16h – Roda de conversa com consumidores Maricaenses – Local: Sala de Reunião do SIM Maricá – Rua Álvares de Castro, nº 272 – Centro.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui