A Secretaria de Saúde de Maricá e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizam nos dias 18 e 19/03, a partir das 8h, a 10ª Conferência Municipal de Saúde, encontro que irá debater propostas para fortalecer e otimizar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Neste ano, a conferência acontece no CEPT Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, com programação dedicada ao tema “Defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã vai ser outro dia”. A atividade é aberta ao público e as inscrições devem ser feitas no primeiro dia do evento diretamente no local.
A 10ª Conferência de Saúde é uma forma de garantir a participação popular e ampliar o controle social, contribuindo na elaboração de políticas públicas alinhadas aos anseios da população, o que traz melhorias aos equipamentos do SUS na esfera municipal. A iniciativa conta com palestras de profissionais e gestores da área, grupos de discussão divididos por quatro eixos temáticos e votação de propostas para a saúde de Maricá.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, afirmou que a presença dos moradores é primordial para o sucesso da conferência, ajudando a propor melhorias para os serviços do SUS em Maricá, além de integrar gestores, profissionais da área e a população em geral.
“A Conferência Municipal de Saúde é um momento essencial para reafirmar e efetivar os princípios do SUS, defendendo os serviços oferecidos à população e sua função na garantia de direitos fundamentais. O encontro tem a participação da população, que contribui em discussões temáticas, apresenta sugestões, críticas e, principalmente, mostra onde podemos melhorar. Isso fortalece o controle social e é algo que nos ajuda a qualificar ainda mais os serviços da ponta, fazendo a diferença no cuidado oferecido. Venha participar desse encontro em rede e ajude para que sigamos avançando”, convocou a secretária.
Programação da 10ª Conferência Municipal de Saúde
Local: CEPT Zilca Lopes da Fontoura
Endereço: Rua Barão de Inoã, n° 137, Centro
18/03 (sábado)
08h às 10h – Credenciamento
09h – Café da manhã
10h – Mesa plenária de abertura, com a presença do prefeito de Maricá, Fabiano Horta; da secretária de Saúde, Solange Oliveira; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Bruno Lougon; dos palestrantes do evento; além de membro do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro
10h30 – Início das palestras sobre os eixos temáticos
10h50 – 1° eixo: O Brasil que temos, o Brasil que Queremos, com palestra da médica Alessandra
11h10 – 2° eixo: O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas, com palestra da enfermeira Solange Belchior
11h50 – 3° eixo: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia, com palestra de Luana Duarte, enfermeira e subsecretária da Atenção à Saúde
12h40 – Pausa para o almoço
13h40 – Palestra da conselheira Denise Marchon sobre oncologia
14h – 4° eixo: Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas, com palestra de Shirley Linhares, enfermeira e superintendente de Atenção Primária à Saúde da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar)
14h40 – Início dos grupos temáticos
16h – Encerramento do primeiro dia com o espetáculo Delírios em Cena
19/03 (domingo)
08h – Café da manhã
10h – Plenária final e votação das propostas
12h – Homenagens
13h – Encerramento da 10ª Conferência Municipal de Saúde