Bicicletários deverão ser instalados em estações do BRT. Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio
Após a Prefeitura do Rio vetar a implementação de bicicletários nas estações do BRT, a Câmara Municipal reverteu, no início deste mês, a decisão do órgão e os equipamentos terão que ser instalados após uma análise técnica. A iniciativa está prevista em um projeto de lei, de autoria do vereador Felipe Michel (Progressistas), que foi aprovado e tem o objetivo de promover uma mobilidade urbana sustentável.
O texto da lei destaca que “o grande desafio do mundo na contenção de emissão de gases poluentes está nas indústrias e na utilização de veículos automotores. Sendo assim, criar soluções para que o cidadão chegue aos sistemas de transportes de massa sem veículos e de forma mais saudável, é o ideal a ser perseguido pela mobilidade urbana”.
O vereador e presidente da Comissão de Transportes da Câmara, Felipe Michel, explicou sobre o seu estímulo para criar o projeto de lei. “Eu costumo andar de BRT e vejo em diversas estações bicicletas amarradas nas grades, sem nenhuma estrutura. Já que a Prefeitura está revitalizando as estações, os veículos e expandindo as ciclovias pela cidade, é uma ótima oportunidade de se incluir a construção dos bicicletários”, disse o vereador.
Após a Câmara Municipal do Rio derrubar o veto da Prefeitura, a lei foi publicada na última sexta-feira (10) no Diário Oficial, tornando determinada a instalação de bicicletários nas estações do BRT. De acordo com a Secretaria Municipal dos Transportes (SMTR), a implantação dos equipamentos será realizada após uma análise técnica da Prefeitura.
Perguntado sobre a expectativa para a implementação dos bicicletários, o vereador afirmou que “na teoria é lei, mas na prática ela nem sempre é cumprida”.
Fonte: O Dia.