A Secretaria de Políticas Inclusivas de Maricá recebeu na manhã desta terça-feira (14/03) a equipe do Escritório Social de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, para conhecer o programa, o dia a dia e as práticas executadas em Maricá, que tem o objetivo de ressocializar egressos do sistema prisional e seus familiares. A equipe de Campos, composta por um assistente social, duas advogadas e uma psicóloga, ficou bastante entusiasmada com os avanços alcançados pelo Escritório Social de Maricá, que é pioneiro no estado do Rio de Janeiro e atende, atualmente, 172 pessoas.
O Escritório Social é um dos eixos do programa Fazendo Justiça, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O programa tem o objetivo de dar suporte aos egressos do sistema prisional e para suas famílias em diversas áreas como saúde, qualificação, encaminhamento profissional e psicossocial.
“Para nós é muito gratificante poder, com a nossa experiência, ajudar na implementação e expansão desta política que tem apontado novos rumos para este público tão excluído socialmente. Os nossos serviços, que são oferecidos pelo programa, têm feito muita diferença na vida dessa população”, disse a coordenadora do programa Escritório Social de Maricá, Eliane Ferraz.
Sobre a Secretaria de Políticas Inclusivas
A Secretaria de Políticas Inclusivas tem o objetivo de viabilizar a oferta de oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todas as pessoas e proporcionar inclusão social. Para isso, realiza uma série de ações e projetos voltados para pessoas que, de alguma forma, sofrem algum tipo de exclusão, como pessoas com deficiência, negros, indígenas, mulheres, comunidade LGBTQIA+, egressos do sistema prisional e seus familiares, pessoas que necessitam de apoio psicológico e pessoas em vulnerabilidade social.
A pasta possui três equipamentos e sete núcleos de trabalhos específicos, são eles: Psicovida, Escritório Social, Centro de Referências em Políticas Inclusivas (CRPI), Núcleo de Orientação Jurídica, Núcleo de Acolhimento, Núcleo de Segurança Alimentar, Núcleo de Assuntos Urgentes e Divulgação de Trabalhos Externos, Núcleo de Busca Ativa e Cuidados com a População de Rua, Núcleo de Articulações com as Minorias e Núcleo de Captação de Vagas de Empregos e Diálogos com o Empresariado.
A sede da Secretaria de Políticas Inclusivas fica na Rua Antônio Vieira Sobrinho, nº 333, Parque Eldorado, Maricá. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 97116-9511 ou pelo e-mail [email protected].