Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Procon-Maricá divulga serviços em caminhada pelas ruas do Centro

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor e em parceria com o Procon-Maricá, promoveu nesta terça-feira (14/03) mais uma atividade para celebrar a Semana do Consumidor. A equipe de fiscalização se concentrou na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e circulou pelas principais ruas na região distribuindo panfletos à população com objetivo de divulgar o trabalho do órgão e oferecer contatos para denúncias e reclamações.

O grupo também caminhou até o Terminal Rodoviário do Centro e entregou panfletos informativos dentro de alguns ônibus ‘vermelhinhos’ da Empresa Pública de Transportes (EPT). “Muitas pessoas na cidade ainda não conhecem o nosso trabalho e não sabem que existe um setor que pode reivindicar os direitos da população. Essa ação é importante para mostrar ao cidadão que ele pode lutar por seus direitos”, comentou a subsecretária Roberta Furtado, ao lembrar que, entre os consumidores que procuram o Procon como alguma queixa, os principais são idosos e mulheres.

“A maioria das reclamações é sobre compras de eletrodomésticos e empréstimos consignados. Prestadoras de serviços públicos como a Enel e a Águas do Rio lideram esse ranking”, acrescentou a subsecretária. Um dos que não sabia que Maricá tinha um órgão de defesa do consumidor era Isaías Machado da Costa, de 67 anos. Ele conta que já fez diversas reclamações à concessionária de energia. “Quem cuida disso para mim é minha filha, mas eu nunca soube que havia esse órgão aqui na cidade. Já vou levar esse panfleto e mostrar para ela”, garantiu Isaías.

Já a moradora de Guaratiba Débora de Toffoli, de 62 anos, disse que já conhecia o Procon-Maricá e considera seu trabalho importante. “Temos que exigir que as coisas funcionem de forma ordenada e, para isso, é importante fiscalizar sempre. É muito bom ver essa equipe agindo nas ruas”, afirmou ela.

O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março e foi adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1985. Para celebrar a Prefeitura realiza, ao longo da semana, uma série de ações para conscientizar a população sobre os serviços disponibilizados pelos órgãos de defesa do consumidor. Somente em 2023, o órgão já registrou 587 atendimentos, que resultaram em 69 denúncias encaminhadas.

Programação da Semana do Consumidor

Quarta-feira (15/03) – Das 9h às 16h – Secretaria de Defesa do Consumidor Itinerante – Local: Praça Conselheiro Macedo Soares (Centro) e Praça do Ferreirinha (Itaipuaçu).

Quinta (16) e Sexta-feira (17/03) – Das 9h às 16h – Roda de conversa com consumidores e lojistas maricaenses – Local: Sala de Reunião do SIM Maricá – Rua Álvares de Castro, nº 272 – Centro.

 

 

Sair da versão mobile