Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Itaboraí pode ter a primeira mulher prefeita

Por: Consórcio Gazeta 24 Horas Rio e GBNews 

Os políticos já estão se movimentando de olho nas eleições municipais de outubro de 2024. No Rio de Janeiro, a Maricá é a única das 92 cidades que é comandada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que começou com a eleição em 2008 do atual deputado federal Washington Quaquá, que foi reeleito, depois fez seu sucessor, Fabiano Horta, que está no segundo mandato com grande aceitação popular.

O partido do presidente Lula quer comandar outras cidades fluminenses e, segundo apurou o consórcio formado pelos jornais Gazeta e GBNEWS e pelos sites gazeta24horasrio.com.br e gbnews.com.br, o PT pode lançar a deputada estadual Zeidan como candidata à prefeita de Itaboraí. Se eleita, será a primeira mulher a comandar a cidade da Região Metropolitana que completa 190 anos de emancipação político-administrativa no próximo dia 22 de maio.

Como o PT rachou com o prefeito Marcelo Delaroli (PL), inicialmente o partido de esquerda pensou no nome do vice-prefeito Lourival Casula, mas agora surge o nome de Zeidan que está no terceiro mandato na Assembleia Legislativa (Alerj).

Em Maricá, dois nomes do PT surgem como pré-candidatos: o do deputado federal Washington Quaquá e o do deputado estadual Renato Machado, ambos em primeiro mandato no legislativo.

Na cidade vizinha, São Gonçalo, o candidato do PT será o deputado federal Dimas Gadelha, que na última eleição municipal ficou em segundo lugar.

Em Niterói, o Partido dos Trabalhadores deve apoiar a candidatura à reeleição de Axel Grael (PDT), que pode ceder a vaga para o seu secretário Executivo, Rodrigo Neves, que já comandou a cidade e que goza de grande prestígio político no município.

Como a política é dinâmica, muita água vai passar debaixo da ponte até outubro de 2024.

Texto: GBNews

Sair da versão mobile