23.5 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioCultura e LazerMaricá apresenta os projetos de capacitação na área de carnaval em evento...

    Maricá apresenta os projetos de capacitação na área de carnaval em evento no Centro da cidade

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    Foto: Alexandre Ramos Ducoff

    A Prefeitura de Maricá apresentou os dois projetos de capacitação do eixo carnaval da Incubadora de Inovação Social em Cultura em evento realizado na sexta-feira (17/03), na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio e o Bloco Ilê Aiyê estão com 525 oportunidades em cursos e oficinas para crianças, jovens e adultos, focados na formação de desenvolvedores no setor carnavalesco. A ação cultural na praça contou com apresentações de dança afro, percussão e samba. A iniciativa é do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS).

    A escola de samba Pimpolhos da Grande Rio trouxe os integrantes mirins das alas de passistas, bateria e mestre sala e porta bandeira. Os adolescentes e jovens mostraram muito samba no pé e animação para levantar o público na praça central. Em seguida, o Ilê Aiyê, primeiro bloco integralmente afro do Brasil, ecoou a música negra característica do grupo que se apresenta há quase 50 anos no carnaval de Salvador, na Bahia.

    Carlos Senna, chefe de Gabinete do ICTIM, disse que a iniciativa é pautada em três eixos: inclusão social, fomento da cultura e empreendedorismo. “O Ilê Aiyê tem a expertise da cidadania e inclusão social e a escola de samba Pimpolhos da Grande Rio também faz esse trabalho de inclusão na Baixada Fluminense. São dois parceiros que irão nos ajudar muito a desencadear toda essa indústria do carnaval na cidade”, destacou. “A Incubadora foi uma encomenda da Secretaria de Cultura para o ICTIM executar. Esses dois projetos, Ilê Aiyê e Pimpolhos, agregam a cultura popular do Carnaval”, acrescentou o secretário de Cultura Sady Bianchin.

    Foto: Alexandre Ramos Ducoff

    Antônio Carlos dos Santos, conhecido como vovô do Ilê Aiyê, disse que vai trazer para o município as oficinas de percussão e de dança afro. “É muito importante valorizar a cultura afro-brasileira com ações como essa de capacitação dos nossos jovens”, afirmou Antônio.

    A coordenadora geral do projeto Pimpolhos da Grande Rio em Maricá, Marcela Boaventura, disse que a iniciativa trabalha há 21 anos na Baixada Fluminense integrando as crianças com as famílias por meio das aulas de fantasias, adereços e percussão. Em Maricá, eles vão trazer essa capacitação técnica. “A gente trabalha com 1500 crianças em Duque de Caxias. Vamos atuar aqui na cidade com oficinas de fantasias, alegorias e adereços, cavaco e percussão. Queremos deixar um legado para o município não precisar trazer ninguém de fora para fazer carnaval. Vamos fazer esse pessoal empreender na indústria da folia para se sustentar o ano inteiro”, ressaltou.

    Foto: Alexandre Ramos Ducoff

    Inscrições abertas até domingo (19/03)

    As inscrições para os cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura podem ser feitas pelo site www.incubacultura.org.br até às 23h59 de domingo (19/03). Para se inscrever é necessário possuir CPF e residir em Maricá. Na segunda-feira (20/03) será realizado o sorteio para seleção dos candidatos e sua divulgação, por meio do site. A matrícula deve ser realizada na sede da Incubadora, nos dias 21 e 22 março.

    Com apoio da Escola de Samba União de Maricá, as oficinas e cursos do eixo carnaval serão na quadra da agremiação da cidade, campeã da Série Prata em 2023 (Rodovia Amaral Peixoto, km 29, próximo à sede da Defesa Civil) e no Centro de Qualificação Profissional do Condado (Rodovia Amaral Peixoto, km 27,5). As oficinas de canto e composição, cavaquinho, mestre-sala e porta-bandeira, entre outras, têm carga horária entre 50 e 160 horas e são voltadas para jovens de 10 a 17 anos que tenham concluído o Ensino Fundamental I. Já para fazer um dos cursos de qualificação profissional do eixo é necessário ser maior de 16 anos de idade e ter Ensino Fundamental II completo.

    Foto: Alexandre Ramos Ducoff

    Cursos de cinema e games com 348 vagas

    Na Incubadora Cultural também são oferecidas 348 vagas para os 13 cursos de cinema e games, com carga horária variando de 60 a 360 horas. O pré-requisito é ter concluído o Ensino Fundamental II. São dez cursos na área de cinema (Assistente de Direção, Fotografia para Cinema e Vídeo, Edição para Cinema e Vídeo, Roteiros para Obras Audiovisuais, Produção de Cinema, Direção de Artes para Projetos Audiovisuais, Cinema e Psicologia, Dramaturgia Cinematográfica, Direção de Artes para Cinema e Roteiro Cinematográfico) e três de games (Programação Blueprints, Montagem e Composição de Cenários e de Render e Iluminação). As aulas serão realizadas na sede da Incubadora (Rua Álvares de Castro, 699, no Centro), espaço com salas de games, edição, digital, estúdio de gravação e local interativo para a realização de coworking.

    Mais informações sobre as oportunidades oferecidas, formas de inscrição e pré-requisitos estão disponíveis no site www.incubacultura.org.br ou com a equipe da Incubadora de Inovação Social em Cultura pelo número de telefone (21) 98352-5963 ou do e-mail [email protected].

    Foto: Alexandre Ramos Ducoff

    Serviço
    Cursos oferecidos
    Incubadora de Inovação Social em Cultura

    Cinema
    Assistente de Direção;
    Fotografia para Cinema e Vídeo;
    Edição para Cinema e Vídeo;
    Roteiros para Obras Audiovisuais;
    Produção de Cinema;
    Direção de Artes para Projetos Audiovisuais;
    Cinema e Psicologia;
    Dramaturgia Cinematográfica;
    Direção de Artes para Cinema;
    Roteiro Cinematográfico.

    Game
    Programação Blueprint;
    Montagem e composição de cenários;
    Render e iluminação.

    Carnaval
    Pimpolhos da Grande Rio
    Oficina de Canto e Composição;
    Oficina de Percussão;
    Oficina de Cavaquinho;
    Oficina de Mestre-Sala e Porta-Bandeira;
    Curso de Criação e Produção de Alegorias;
    Curso de Criação e Produção de Fantasias;
    Cursos de Danças do Carnaval.

    Ilê Aiyê
    Curso de Produtor Artístico Cultural;
    Oficina de Dança Afro – Método Ilê Aiyê;
    Oficina Método Percussivo do Ilê Aiyê;
    Oficina de Cidadania e Relações de Empreendedorismo Social;
    Oficina de Toques Sagrados – Método Ilê Aiyê.

    Cronograma – Cinema e Game

    Inscrições: 15 de março (a partir das 13h) até as 23h59 do dia 19 de março
    Realização do sorteio: 20 de março
    Divulgação do sorteio: a partir das 14h do dia 20 de março
    Período de matrícula dos sorteados: 21 e 22 de março
    Verificação de disponibilidade das vagas: 22 de março, a partir das 20h, através do site da Incubadora
    Matrícula das vagas remanescentes: 23 e 24 de março
    Início das atividades: previsto para o dia 27 de março

    Cronograma – Carnaval

    Inscrições: 15 de março (a partir das 13h) até as 23h59 do dia 19 de março;
    Realização do sorteio: 20 de março;
    Divulgação do sorteio: a partir das 17h do dia 20 de março;
    Período de matrícula dos sorteados: 21 e 22 de março;
    Verificação de disponibilidade de vagas: 23 de março;
    Matrícula para vagas remanescentes: 24 de março;
    Início das atividades: previsto para o dia 27 de março

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui