26.1 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioEsporteAtletas do projeto Maricá Cidade Olímpica participam de campeonato de bocha paralímpica...

    Atletas do projeto Maricá Cidade Olímpica participam de campeonato de bocha paralímpica em Niterói

    Data:

    Últimas Notícias

    Mutirão do Procon de Maricá ajuda moradores a negociar dívidas com a Enel

    Crédito da foto: Elsson Campos. Nesta sexta (11), a Prefeitura...

    Programa ‘Ilumina Já!’ leva mais segurança para ruas de Guaratiba

    A Prefeitura de Maricá segue investindo em iluminação pública...

    Mais de 100 crianças participam de Páscoa especial no CAPSi de Itaboraí

    A manhã desta quinta-feira (10) foi diferente para mais...

    Projeto de Lei reconhece capoeira como profissão no Brasil

    Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos...

    Caminhada do Autismo toma as ruas de Itaboraí neste sábado

    Neste sábado, 12 de abril, Itaboraí será palco da...

    Sete atletas do projeto Maricá Cidade Olímpica participaram na sexta-feira (17/03) e no sábado (18/03) do Campeonato Regional Leste de Bocha Paralímpica 2023, na Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), em Rio do Ouro, Niterói. As competições foram divididas entre as categorias BC1, BC2, BC3 E BC4. O projeto é uma realização da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

    Todos os competidores do Maricá Cidade Olímpica se classificaram para o Campeonato Brasileiro, que acontecerá em setembro em Fortaleza (Ceará), são eles: Igor Barcelos, de Niterói, conquistou o 1° lugar na categoria BC1; Lucas Ferreira, de Maricá, conquistou o 1° lugar na categoria BC2; Daniel Gomes, de Niterói, conquistou o 3° lugar na categoria BC3; Paulo Otávio, do Rio de Janeiro, conquistou o 2° lugar na categoria BC3; Roberta da Conceição, do Rio de Janeiro, conquistou o 1° lugar na categoria BC4; Antônio Carlos, de Cachoeiras de Macacu, conquistou o 1° lugar na categoria BC4; e Marcelo Monteiro, de Maricá, conquistou o 2° lugar na categoria BC4.

    “Foi uma participação linda e muito proveitosa para os nossos atletas. Esse é só o início desse projeto que trará muitas vitórias para o nosso município. Eles treinam duro e o resultado só pode ser pódio!”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Vagner Frauches.

    A bocha paralímpica é similar à bocha convencional, ou seja o jogador tem como objetivo encostar o maior número de bolas na bola alvo. O jogo consiste em um conjunto de seis bolas azuis, seis bolas vermelhas e uma bola branca (bola alvo). A quadra deverá ser lisa e plana. A área é delimitada por linhas que possuem uma dimensão de 12,5m x 6m.

    Os atletas com deficiência são divididos em quatro classes de acordo com o grau

    BC1 – Destinada apenas para atletas que podem jogar com as mãos ou com os pés e podem ter um auxiliar para entregar a bola.
    BC2 – Aqui, nenhum auxiliar é permitido e um suporte ou cesto para bola pode ser adaptado. Nesta classe, o atleta apresenta quadro de paralisia cerebral.
    BC3 – É o atleta com maior grau de comprometimento motor. Neste caso, ele é assistido por alguém, que tem a função de direcionar a calha seguindo exatamente as indicações do jogador.
    BC4 – Nesta classe, os atletas têm qualquer outro quadro de origem não cerebral, como distrofia muscular progressiva, esclerose múltipla, lesão medular com tetraplegia.

    Sobre o projeto “Maricá Cidade Olímpica”

    O projeto tem o objetivo de selecionar jovens, a partir de 14 anos, que querem ser atletas no município em dez modalidades olímpicas (vôlei de praia e de quadra, basquete 3×3, handebol, remo e o tiro com arco) e paralímpicas (tiro com arco, remo, bocha e vôlei sentado).

    Confira a classificação dos atletas do projeto

    Igor Barcelos – 1º lugar
    Lucas Ferreira – 1° lugar
    Daniel Gomes – 3° lugar
    Paulo Otávio – 2° lugar
    Roberta da Conceição – 1° lugar
    Antônio Carlos – 1° lugar
    Marcelo Monteiro – 2° lugar

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui