19.7 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioDestaque da horaFeira de adoção da Prefeitura de Maricá consegue um novo lar para...

    Feira de adoção da Prefeitura de Maricá consegue um novo lar para 23 animais

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...
    Foto: Clarildo Menezes

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Coordenadoria Especial de Proteção Animal (Cepa), realizou neste domingo (19/03), a terceira edição deste ano da campanha de adoção de cães e gatos no estacionamento do Shopping Boulevard, no Centro. A ação, realizada em conjunto com protetores do município, conseguiu encontrar um novo lar para 23 animais – sendo 18 cães e cinco gatos – resgatados das ruas ou disponibilizados por cidadãos.

    “É muito bom ver a aceitação da campanha, e os munícipes querendo adotar um animalzinho. Esse ano estamos nos superando e conseguindo dar destaque às nossas ações mesmo com esse calor do verão. Como sempre destaco, ver tantas pessoas com a consciência e querendo um animalzinho não tem preço. A Cepa quer criar essa rotina de eventos para conscientizar as pessoas da importância da adoção”, destacou o coordenador de Proteção Animal, Fabiano Novaes.

    Morador do Centro, Vagner de Paula, contou que o seu novo amigo irá fazer companhia para o seu pai e animar ainda mais a casa. “Hoje, consegui encontrar o meu “cãopanheiro”, que irá auxiliar o meu pai nos tratamentos dele e animar a casa. Essa ação é fundamental para evitarmos que os animais fiquem largados nas ruas. Estou adorando ver a evolução do município na causa animal. Amei ver que conseguimos ampliar a rede de proteção e dar suporte aos animais de rua”, comentou o friburguense que escolheu Maricá para morar há mais de 20 anos, ressaltando que agora a casa terá mais vida e mais cor.

    Sobre a Cepa

    Criada em 2017, a Coordenadoria Especial de Proteção Animal desenvolve diversas ações e políticas públicas para proporcionar bem-estar e proteção aos animais, como as campanhas de adoção e de conscientização sobre abandono, que acontecem em parceria com protetores, moradores e comerciantes. As campanhas acontecem em todo o terceiro domingo de cada mês no estacionamento do Shopping Boulevard, no Centro, disponibilizando filhotes e adultos de cães e gatos resgatados das ruas pelos protetores do município. Com a iniciativa, 786 animais já foram retirados das ruas e adotados em Maricá.

    Assistência aos animais de rua

    Para dar assistência a cães e gatos que vivem nas ruas, dez clínicas veterinárias da cidade foram credenciadas para a realização de exames, internação e procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos diversos (como ortopédicos, oftalmológicos e oncológicos). A busca ativa pelos animais doentes será feita pela equipe técnica da Coordenadoria, mas qualquer cidadão de Maricá poderá ajudar os animais de rua solicitando a assistência pelo número de WhatsApp (21) 99546-0334.

    Os profissionais vão até o local para constatar as necessidades de saúde do animal, acolher e dar o atendimento veterinário necessário. Após a recuperação, o animal será inserido no programa de adoção. No caso de constatação de abandono de cães ou gatos, o dono poderá ser identificado e denunciado por maus-tratos.

    Campanha também acontece on-line

    A campanha de doação também é disponibilizada online pelas redes sociais da Cepa (Instagram, Facebook ou WhatsApp). Todos os animais encaminhados para adoção são vermifugados, os adultos castrados, e os filhotes têm castração garantida aos seis meses de idade pela coordenadoria. Interessados em adotar um amigo podem entrar em contato pelo Facebook: Proteção Animal Maricá; Instagram: @cepa.marica ou pelo WhatsApp (21) 99546-0334, das 8h às 17h.

    Além das feiras de adoção, a Coordenadoria Especial de Proteção Animal (Cepa), em parceria com a ONG Rio Ecopet, desenvolve campanha de sustentabilidade para recolher tampinhas plásticas e lacres de alumínio e trocá-las por ração para cães e gatos de protetores cadastrados no município e animais de rua. A iniciativa foi criada também com foco na preservação do meio ambiente e tem apoio das secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca e Cidade Sustentável e da autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar). O objetivo é recolher, mensalmente, cerca de uma tonelada de tampinhas plásticas.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui