24.1 C
Maricá
segunda-feira, novembro 18, 2024
More
    InícioGazeta BrasilEPT participa de seminário sobre transporte com tarifa zero no Mato Grosso...

    EPT participa de seminário sobre transporte com tarifa zero no Mato Grosso do Sul

    Data:

    Últimas Notícias

    Semana começa com tempo firme em Maricá

    A semana inicia com tempo estável em Maricá, segundo...

    Por que Putin evitou o G20 no Brasil?

    O presidente Vladimir Putin decidiu não comparecer à Cúpula...

    Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

    Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), enviou representantes para participar, nesta quarta-feira (22/03), do seminário “Tarifa Zero no Transporte Público: É possível?”, promovido pela Câmara Municipal de Campo Grande (Mato Grosso do Sul). Diversos assuntos estiveram em discussão no encontro, entre eles a garantia do direito constitucional ao transporte, a dificuldade de acesso por causa do preço da tarifa, gratuidade para idosos e estudantes e a qualidade do serviço prestado.

    Além disso, também foram abordados a falta de transparência nos subsídios, custos e lucros, a redução da oferta de linhas, o longo tempo de espera pelos coletivos, lotação dos ônibus, a reestruturação no sistema de transporte e a influência do custo do combustível e da crise social e econômica na prestação do serviço. O presidente da EPT, Celso Haddad, participou do seminário e falou sobre a experiência na gestão de Maricá.

    “Quando se trata de direito, não podemos falar em impossibilidades, pois ele está elencado na Constituição Federal, na nossa Carta Magna. Talvez, a pergunta mais correta seria como podemos fazer a implantação desse direito no transporte de Campo Grande ou de qualquer outra região do nosso país. Então, vou passar um pouco para vocês sobre a realidade da cidade de Maricá, desde 2013, na criação da lei, e de 2014, na criação da autarquia. É difícil a gente pensar numa restritividade do transporte”, disse Haddad, antes de iniciar sua apresentação com a retrospectiva da atuação da EPT.

    O crescimento da demanda, a necessidade de deslocamento da população e a pandemia também foram abordados pelo presidente da autarquia. “Em 2019, a gente começou a funcionar de forma híbrida. Em seguida, veio a pandemia e a população não poderia ser prejudicada e tinha que continuar com o melhor serviço de transporte. Por isso, seguindo as regras sanitárias, foram criadas novas linhas. Em março de 2021, o contrato de concessão de uma empresa privada terminou e foi o marco para a EPT. Aumentamos o número de ônibus e passamos a ser a única empresa responsável pelo transporte coletivo de passageiros na cidade. Passamos a fazer mais de 1.300 viagens por dia. Hoje, temos cerca de 3 milhões e meio de deslocamentos por mês, uma média de 120 mil pessoas por dia. Maricá tem 223 mil habitantes de acordo com a prévia do último Censo”, frisou Celso.

    Com a economia para os moradores de R$ 161 milhões, em 2022, em passagens de ônibus, o investimento foi feito na economia maricaense. Este ano, já contabilizamos mais de 3,5 milhões de pessoas andando nos vermelhinhos por mês.

    “Esse dinheiro vai para a cidade de Maricá, para o empreendedor, para o comércio local. E a cada ano, esse valor cresce muito mais. Assim, a condição de vida das pessoas melhora, a condição econômica também. Maricá tem uma preocupação muito grande na implementação de políticas públicas, na humanização das pessoas, então, independe de classe social. O governo municipal de Maricá entende o transporte como um direito irrestrito, de todas as pessoas. Como vamos executar depende de um planejamento e da logística de cada região”, pontuou o presidente da EPT.

    Vale destacar que a cidade experimentou um grande crescimento nos últimos 10, 15 anos. Apesar disso, dados da EPT confirmam que mais de 50% da população utiliza, atualmente, os dois modais (ônibus e bicicletas) ofertados gratuitamente na cidade. Apenas 27% utiliza carros próprios em seu deslocamento. Além disso, em 2014, quando a tarifa zero foi implantada, Maricá não recebia royalties do petróleo. É importante frisar que 2% do orçamento da cidade é empregado no transporte público.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui