Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Prefeitura comemora o Dia Mundial da Síndrome de Down com apresentações artísticas no Recanto

Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher e o programa Cultura de Direitos, comemorou o Dia Mundial da Síndrome de Down, na terça-feira (21/03), com uma festa comunitária no Polo Recanto, em Itaipuaçu. Em parceria com o coletivo Cromossomo Down, evento reuniu cerca de 150 pessoas entre alunos, familiares e funcionários com o objetivo de promover a inclusão das pessoas com Síndrome de Down.

Para celebrar a data, foram realizadas apresentações do grupo de dança cigana do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itaipuaçu, da dupla de mestre-sala e porta-bandeira mirim da Pimpolhos da Grande Rio, de Duque de Caxias, e do Grupo Tamborèmi, de canto e percussão, de Niterói. Os alunos de capoeira, percussão e saxofone do Polo Recanto também se apresentaram no local.

Diestéfano Sant’Anna, coordenador geral do programa Cultura de Direitos, falou sobre a importância da comemoração da data. “O evento é realizado desde 2019 e todos os anos contamos com uma bela festa, em parceria com o coletivo Cromossomo Down, que trabalha com pessoas com Síndrome de Down. O evento busca destacar a importância e o protagonismo dessas pessoas mostrando que não existem barreiras”, explicou.

A psicóloga e técnica social, Rosangela Quintanilha, ressaltou que atualmente o Polo Recanto conta com duas alunas com Síndrome de Down que participam das aulas de percussão. “Temos duas alunas, mas queremos mais e por isso temos inscrições abertas para eles. O evento traz a conscientização e a importância de estar junto nessa luta pela inclusão. Aqui podemos mostrar que todo mundo pode estar incluído em todas as atividades, em todas as áreas; basta ter o estímulo”, disse.

A aluna do curso de percussão Fernanda Raquel Viera, de 28 anos, tem síndrome de down e conta que adora as aulas. “Eu toco pandeirola e acho muito legal. Já fiz muitas apresentações e não perco as aulas. Estou feliz de poder me apresentar hoje. Também faço teatro”, contou.

Programação

Rodas de conversa com o tema “Conscientização sobre a Síndrome de Down” acontecem até sexta-feira (24/03), sendo realizadas em diferentes polos do programa.
Na quarta-feira (22/03), das 10h às 11h30 – Polo Inoã- Rua Esperança, lote 18, quadra 17, Chácara de Inoã.
Quinta-feira (23/03), das 10h às 11h30 – Polo Manu Manuela- Rua 27 nº 586- Manu Manuela.
Sexta-feira (24/03), das 10h às 11h30 – Polo Pedreiras- Rua Alcides José Rodrigues nº 102- Pedreiras.

O Programa Cultura de Direitos

O programa Cultura de Direitos foi criado para desenvolver a capacitação por meio de oficinas de audiovisual, videoarte, música, capoeira e mídias sociais, integrando as ações da secretaria com a comunidade. Permite ainda o trabalho de acompanhamento social, da garantia dos direitos básicos e da ampliação da relação direta entre poder público e a população por meio dos agentes sociais do Comitê de Defesa dos Bairros.

Polos:

– Polo Bambuí: Jardim Balneário: Rua 86 (antiga Rua 5), Quadra 191, Lote 07, nº 493.
– Polo Pedreiras: Rua Alcides José Rodrigues, número 102 (antiga Rua dos Quintanilhas).
– Polo Inoã: Rua da Esperança, Lote 18, Quadra 17, Loteamento Chácaras (antiga Rua 5).
– Polo Itaipuaçu: Rua Isaltina Filomena, número 203, Quadra 10, Lote 128- Itaipuaçu.
– Polo Recanto Rua Raimundo Monteiro, número 203, Recanto.

Sair da versão mobile