Rio registra o menor número de roubos de rua desde 2005, mas tem aumento de homicídios e letalidade violentaFabiano Rocha/Agência O Globo
Um levantamento feito pelo Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP) mostra que nos dois primeiros meses de 2023 os roubos de rua reduziram 10% em todo estado. Foram registrados 8.881 em janeiro e fevereiro deste ano, contra 9.909 no mesmo período do ano passado. No entanto, a letalidade violenta e os homicídios dolosos aumentaram 6% e 9%, respectivamente.
Também apresentaram queda no primeiro bimestre crimes contra o patrimônio, como roubo de carga e de carros. O registrado esse ano foi, respectivamente, 8% e 7% menor que no ano passado. É o menor número de roubos de carga registrados em 10 anos.
— Em primeiro lugar, é necessário destacar o trabalho integrado das polícias Civil e Militar. Sem isso, não chegaríamos a resultados tão relevantes. Temos investido em tecnologia e inteligência, além de melhorar as condições de trabalho dos policiais para levar cada vez mais segurança a quem mora e investe no nosso estado — ressaltou o governador Cláudio Castro.
De acordo com o levantamento, foram presos em flagrante 5.972 pessoas nos dois primeiros meses do ano. Em média, no período, foram apreendidos um fuzil por dia e outras 10 armas de fogo de menor poder bélico. As mortes por intervenção de agente do estado ficaram quase estáveis com uma querda de 1%. O número, no entanto, é o menor desde 2017.
— A redução dos crimes contra o patrimônio, principalmente dos roubos de rua, na época do Carnaval, quando temos diversos blocos nas ruas, mostra que os esforços das polícias civil e militar estão sendo efetivos — afirmou a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.
Fonte: Extra.