21.8 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioGazeta BrasilMaricá inaugura viveiro com capacidade para produzir 25 mil mudas de plantas...

    Maricá inaugura viveiro com capacidade para produzir 25 mil mudas de plantas por ano

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    O prefeito Fabiano Horta inaugurou nesta quinta-feira (23/03), na sede da Secretaria de Cidade Sustentável, no Parque Nanci, um viveiro municipal com capacidade para produzir 25 mil mudas de plantas por ano. A proposta do espaço, que será aberto à população, é ser um ponto permanente de doação de mudas nativas de Mata Atlântica como ipê-rosa, pata de vaca roxa, ipê-roxo, algodão da praia, ipê-amarelo, pau-ferro, entre outras; além de receber escolas para oficinas de produção de mudas com os alunos.

     

    A solenidade marcou o encerramento das comemorações do Dia Internacional de Proteção às Florestas, o Dia Municipal da Mata Atlântica, o Dia Mundial da Água, além do aniversário do programa Maricá+Verde, celebrado no dia (21/03). O prefeito Fabiano Horta plantou simbolicamente uma muda de pau-brasil, árvore que deu origem ao nome do país.

     

    “Hoje viemos fazer uma inauguração simbólica desse espaço. Aqui é um local importante em um tempo no qual discutimos a dimensão da questão ambiental e todo o processo educativo que a cidade quer cultivar. Esse espaço aqui, com um centro de informação em educação ambiental e um horto, podemos criar um grande fluxo com a nossa rede municipal de ensino, com alunos interagindo nessa dinâmica da natureza, valorizando o meio ambiente e aprendendo sobre sustentabilidade. Tudo isso representa grande ganho para a cidade”, afirmou o prefeito.

     

    O secretário Hélter Ferreira, disse que o local está apto para receber escolas da rede pública para práticas de educação ambiental. “Sentimento de alegria e realização. É o que nos motiva a trabalhar. Hoje está sendo inaugurado o viveiro de plantas com doações de mudas permanente e a pessoa que quiser adquirir uma muda de ipê ou qualquer outro tipo de árvore nativa de Mata Atlântica, nós teremos disponível”, reforçou.

     

    Funcionamento do viveiro

     

    O viveiro vai funcionar como o início do processo de produção de mudas que serão distribuídas no programa Maricá+Verde. O local conta com uma sementeira, além de areia, terra, esterco e todo o equipamento necessário para a planta crescer e se desenvolver até estar pronta para ser doada.

     

    Ainda no terreno da sede da secretaria, haverá uma área destinada para práticas de educação ambiental. O local será todo sustentável com telhado verde, sistema de água de reuso, fogão ecológico a lenha, fogão solar, espaço para fabricação de telha e tijolo ecológico, mini eólica e diversos equipamentos voltados para a sustentabilidade.

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui