23.3 C
Maricá
segunda-feira, maio 19, 2025
More
    InícioGazeta BrasilMaricá estuda modelo para intercâmbio de biotecnologias com Cuba

    Maricá estuda modelo para intercâmbio de biotecnologias com Cuba

    Data:

    Últimas Notícias

    Rio inicia vacinação contra nova variante da covid-19 em idosos

    A Prefeitura do Rio de Janeiro começou, nesta segunda-feira...

    INSS exigirá biometria para liberar novos consignados

    A partir do próximo dia 23, aposentados e pensionistas...

    Maricá segue com tempo estável e sem chuvas até quarta-feira

    A cidade de Maricá seguirá com tempo firme e...

    Shows em Itaipuaçu marcam início das comemorações pelos 211 anos de Maricá

    Maricá iniciou as celebrações pelos 211 anos do município...

    Campanha em Maricá destaca importância da doação de leite materno

    A Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (19) uma...

    A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), prossegue com as tratativas de uma parceria com a BioCubaFarma para o intercâmbio em biotecnologias na área de saúde. Neste sábado (1/4), a autarquia se reuniu com representantes cubanos, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    A reunião de hoje teve o objetivo de elaborar uma agenda que permita a interação entre os entes. O modelo de parceria está sendo estudado após assinatura de memorando de intenções, em junho de 2022.

    “O nosso objetivo é trazer para Maricá o conhecimento cubano na indústria farmacêutica. No ano passado, em missão oficial, conhecemos as linhas de pesquisa, medicamentos e vacinas. Há um vasto campo de possibilidades que pode alavancar diversos tratamentos de forma inovadora”, explicou o presidente do ICTIM, Carlos Senna.

    Na reunião, que ocorreu no Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier), o presidente da BioCubaFarma ressaltou que a parceria visa a instalação de um centro de investigação em Maricá.

    “Hoje tivemos uma importante reunião com representantes de Maricá, na qual iniciamos um processo de aproximação no projeto de colaboração científica destinado sobretudo à saúde humana, em caso de vacinas terapêuticas contra o câncer e vacinas preventivas de diferentes enfermidades infecciosas. A ideia é criar um centro de investigação conjunto entre a cidade de Maricá e o setor biofarmacêutico cubano, dando início à parceria desse projeto de grande importância para a saúde tanto do povo brasileiro quanto cubano”, ressaltou o presidente do grupo BioCubaFarma, Eduardo Martínez Díaz.

    Presente à reunião, o ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação e atual presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, comentou sobre a produção de fármacos no Brasil.

    “Nosso encontro com a delegação da BioCubaFarma é o prosseguimento das tratativas iniciadas com nossa ida à Cuba em 2022, com o objetivo de produzir no Brasil fármacos cubanos eficientes e de baixo custo”, disse.

    Anfitrião da reunião, o chefe do Laboratório de Biologia Molecular da UFRJ, Amílcar Tanuri, destacou o resultado do encontro: “foi muito proveitoso, onde vários aspectos práticos da interação entre Cuba e Maricá foram discutidos”.

    Também estiveram presentes no encontro a diretora-geral do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), Marta Ayala Ávila, o líder de projetos do CIGB, Jorge Berlanga Acosta, o pesquisador Ivo Bucaresky; e o coordenador da Brigada do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em Maricá, Jean Carlo.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.