27.3 C
Maricá
terça-feira, março 25, 2025
More
    InícioDestaque NewsCom início das obras, MARAEY fortalece compromisso com o futuro de Maricá

    Com início das obras, MARAEY fortalece compromisso com o futuro de Maricá

    Data:

    Últimas Notícias

    Mulher é presa após esfaquear companheira em Maricá

    Uma mulher foi presa em flagrante na noite de...

    Jovem detenta é encontrada morta em presídio no Norte Fluminense

    Vanessa de Jesus Almeida, de 19 anos, foi encontrada...

    Polícia Civil faz operação para prender assassinos de policial penal

    Policiais da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) e...

    MARAEY acaba de garantir seu lugar na construção do futuro de Maricá. O marco histórico de início das obras do projeto, no dia 3 de abril, consolida um novo momento para o município: a construção de uma cidade inteligente, mais sustentável, inovadora, comprometida com questões sociais e economicamente fortalecida. Com as máquinas já trabalhando no local do empreendimento, é hora de materializar o sonho do principal complexo turístico-residencial sustentável do país, que vai revolucionar o conceito de turismo e de moradia em Maricá, no Rio de Janeiro e em todo o Brasil.

    Para o município e para o maricaense, a implantação de MARAEY significa a geração de 36 mil oportunidades de emprego na fase de operação do empreendimento; a qualificação da mão de obra local, com uma parceria firmada junto ao Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM); um aumento de R$ 1 bilhão em arrecadação anual de impostos com o complexo em funcionamento; e o reconhecimento global de Maricá como a cidade que abrigará o maior destino turístico do Brasil, contando com o apoio de companhias como Marriott International, Siemens, MAPFRE, Rock in Rio, BMW Group Brasil, SegurPro, EHL e com o suporte da família da tenista Maria Esther Bueno.

    O marco do início das obras também aponta um novo horizonte para a tradicional Comunidade de Pescadores de Zacarias, que tem o respeito e o apoio integral do empreendimento. Na região, MARAEY dará andamento ao processo de regularização fundiária, com a entrega dos títulos de propriedade aos moradores. Haverá, ainda, o desenvolvimento de programas de recuperação da pesca artesanal e da cultura familiar de Zacarias, com a construção da Casa do Pescador Artesanal. A urbanização do bairro seguirá padrão idêntico ao do empreendimento e será implantado lá o mesmo sistema de saneamento terciário desenhado para MARAEY.

    Aliado à responsabilidade econômica e social, o compromisso ambiental é um dos pilares que norteiam cada uma das ações de MARAEY. O projeto inclui: a criação da segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de restinga do Estado do Rio de Janeiro e quinta maior do Brasil, o que garante preservação integral e perpétua ao ecossistema local; a maior ciclovia de um projeto privado no Brasil, com 20 km, que será conectada à malha cicloviária de Maricá para uso de toda a população do município; e o Centro de Referência Ambiental (CRA) de MARAEY, que, com a parceria de algumas das mais importantes universidades do país, vai ampliar o conhecimento e a conservação da restinga de Maricá e dos demais ecossistemas da região.

    Em anos de desenvolvimento, as marcantes características de MARAEY, que priorizam as agendas socioambientais, foram reconhecidas em grandes premiações e por chancelas nacionais e globais.

    Em 2022, MARAEY foi o primeiro projeto a ganhar o título de empreendimento estratégico do Estado do Rio de Janeiro. Criado pelo Sistema de Licenciamento Ambiental e demais Procedimentos de Controle (Selca), o reconhecimento é concedido a iniciativas que apresentam impacto ambiental positivo, potencial de fomento da economia, inclusão da população local e melhoria da infraestrutura pública.

    Entre os selos internacionais, o empreendimento também é pioneiro na conquista da certificação BIOSPHERE como Destino Turístico Sustentável, que chancela projetos comprometidos com o turismo responsável e a conservação do patrimônio natural. Em reconhecimento ao compromisso de MARAEY com a construção sustentável, o projeto também obteve o prêmio Leadership Awards para a América Latina, concedido pelo U. S. Green Building Council.

    Ainda na esfera ambiental, o empreendimento somou 115 pontos na pré-certificação do selo SITES, o que equivale ao nível GOLD, tornando MARAEY o primeiro projeto de uso misto na América do Sul a obter a qualificação. E, desenhado para se tornar referência mundial a nível de sustentabilidade, o campo de golfe de MARAEY também já é reconhecido internacionalmente: obteve a pré-certificação GEO Sustainable, que chancela instalações de golfe desenvolvidas com responsabilidade socioambiental.

    Recentemente, a proposta MARAEY foi contemplada, ainda, com os títulos de Melhor Empreendimento de Uso Misto do Brasil e das Américas, no International Property Awards, premiação que avalia empreendimentos de excelência e alto padrão da indústria imobiliária mundial.

    A apenas 45 km do centro do Rio de Janeiro, MARAEY contempla uma área de 840 hectares e 8,5 km de praia, entre Itaipuaçu e Barra de Maricá. Situado na Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá, uma unidade de conservação de uso sustentável, o complexo ocupará apenas 6,6% do espaço com edificações, o equivalente a metade do limite permitido pelo Plano de Manejo decretado para a região. O empreendimento contará com quatro hotéis cinco estrelas, moradias de diferentes tipologias e serviços de educação, saúde, comércio, esportes, lazer e negócios.

    O processo de obtenção das licenças necessárias foi longo, mas bem-sucedido por ter sido feito rigorosamente dentro da lei e dos limites dos principais órgãos de fiscalização do estado e do município. Associado a estes esforços, MARAEY assumiu o compromisso de um diálogo constante com a população local, para prestar esclarecimentos sobre todos os aspectos e o passo-a-passo de implementação do projeto.

    Agora, após anos de aprimoramento do projeto e da obtenção de todas as autorizações necessárias, as obras de MARAEY serão executadas em etapas. No primeiro momento, a equipe de campo fica responsável pela implantação do viário principal do empreendimento. Em seguida, serão realizadas as ações de infraestrutura. Iniciam-se não apenas as obras, mas também a construção de um rico legado para Maricá.

    A quem sonhou junto com MARAEY: chegou a hora de realizar.

    Obrigado, Maricá.

     

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui