23.3 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioCaso de PolíciaAtaque a creche: Psicólogos que atuaram na tragédia da Boate Kiss irão...

    Ataque a creche: Psicólogos que atuaram na tragédia da Boate Kiss irão atender famílias de vítimas

    Data:

    Últimas Notícias

    Vasco recebe convite para amistoso internacional contra clube alemão

    O Vasco da Gama foi convidado para disputar um...

    Polícia Civil apreende botijões em depósito clandestino de gás em São Gonçalo

    Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD)...

    Prefeitura intermedeia contratação de mais de 200 moradores de conjuntos habitacionais

    A Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do...

    Caminhão da Saúde leva exames gratuitos à orla de Ponta Negra neste sábado

    A Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (12/04)...
     Fachada de creche de Blumenau onde ocorreram os ataques. Foto: Anderson Coelho / AFP Anderson Coelho / AFP 

    Psicólogos especialistas em estresse pós-traumático estarão a disposição de familiares das vítimas e de funcionários da Creche Cantinho do Bom Pastor, onde um homem matou quatro crianças e feriu outras quatro nesta quarta-feira. A informação foi dada por Alexandre Matias, secretário de Educação de Blumenau, município onde o atentado ocorreu, durante coletiva de imprensa.

    De acordo com a Prefeitura de Blumenau, trata-se de uma equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) que se especializou em lidar com casos de estresse pós-traumático após as enchentes que atingiram o estado em 2008. No episódio, 135 pessoas morreram e milhares tiveram de deixar suas casas.

    Em 2013, parte da equipe foi emprestada para atuar em Santa Maria, no estado vizinho do Rio Grande do Sul, quando o incêndio da Boate Kiss matou mais de 200. Lá, os psicólogos prestaram auxílio aos familiares das vítimas da tragédia, que completou dez anos em janeiro.

    Entenda como aconteceu o ataque à creche em Blumenau — Foto: Editoria de Arte
    Entenda como aconteceu o ataque à creche em Blumenau — Foto: Editoria de Arte

    Na manhã desta quarta-feira, um homem de 25 anos saltou o muro da Creche Cantinho do Bom Pastor e, com uma machadinha, assassinou quatro crianças e deixou outras quatro feridas. Ele deixou o local e seguiu de moto até o 10° Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, onde se entregou. Segundo afirmou o delegado-geral Ulisses Gabriel, o investigado deverá responder por homicídio qualificado.

    A Polícia Civil pediu a quebra de sigilo telefônico e telemático do homem, e busca determinar se o autor do ataque agiu sozinho ou contou com algum tipo de ajuda. A Meta, empresa dona do Facebook, garantiu às autoridades que as páginas do criminoso nas redes serão preservadas.

    Esclarecimento aos leitores sobre cobertura de ataques e massacres pelo Grupo Globo

    A respeito do ataque ocorrido hoje a uma creche em Blumenau (SC), no qual quatro crianças foram mortas e outras cinco, feridas, o Grupo Globo divulgou nota sobre as diretrizes que orientam a cobertura de casos de ataques e massacres de seus veículos de imprensa:

    “Os veículos do Grupo Globo tinham há anos como política publicar apenas uma única vez o nome e a foto de autores de massacres como o ocorrido em Blumenau. O objetivo sempre foi o de evitar dar fama aos assassinos para não inspirar autores de novos massacres. Essa política muda hoje e será ainda mais restritiva: o nome e a imagem de autores de ataques jamais serão publicados, assim como vídeos das ações.

    A decisão segue as recomendações mais recentes dos mais prestigiados especialistas no tema, para quem dar visibilidade a agressores pode servir como um estímulo a novos ataques. Estudos mostram que os autores buscam exatamente esta “notoriedade” por pequena que seja. E não noticiamos ataques frustrados subsequentes, também para conter o chamado “efeito contágio”.

    Fonte: Extra.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui