19.4 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioCaso de PolíciaPF cumpre 16 mandados de prisão contra envolvidos em atos golpistas nos...

    PF cumpre 16 mandados de prisão contra envolvidos em atos golpistas nos Três Poderes

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...
    Jornalistas viraram alvos durante ato em Brasília. AFP

    A Polícia Federal realiza nesta terça-feira uma operação para investigar envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro que culminaram com a invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília. A corporação deve cumprir 16 mandados de prisão e outros 22 de busca e apreensão em sete estados do país e no Distrito Federal, todos eles expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

    A 9ª fase da Operação Lesa Pátria ocorre um dia após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, ter votado por tornar rés 100 pessoas denunciadas pela Procuradoria-Geral da República, em razão da participação nos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília. O julgamento das denúncias ocorre no plenário virtual da Corte e começou a zero hora desta terça-feira.

    Moraes foi o primeiro a votar por ser o relator dos inquéritos envolvendo os ataques antidemocráticos. Caso a maioria dos ministros adote o mesmo entendimento que ele, as ações penais serão abertas e os denunciados irão virar réus.

    Os mandados desta terça-feira estão sendo cumpridos em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. Os investigados são suspeitos de participar, financiar, omitir ou fomentar os atos golpistas de 8 de janeiro.

    De acordo com a PF, os alvos da operação são investigados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

    Lesa Pátria

    Desde o dia 20 de janeiro, operações têm sido realizadas todas as semanas pelo país com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram a invasão e depredação dos prédios em Brasília.

    Na fase anterior da Lesa Pátria, deflagrada em 17 de março, a PF cumpriu 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.

    Fonte: Extra.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui