A Primeira Jornada de Gastronomia e Hotelaria de Maricá entra na reta final nesta semana, depois de um feriadão com ações em torno da fabricação de bebidas, como a aula-show “Drinks e destilados: produção e dicas de harmonização”, ministrada por João Paulo Nunes, da John & Dil, e a palestra “Cervejas artesanais: produção e dicas de harmonização”, com Fabio Viegas e Marcia Guimarães, da Bicho Grilo Cervejaria. Até o dia 27, quando acaba a jornada, ainda serão abordados o turismo da cidade, o setor hoteleiro e a culinária italiana.
“Minha esposa e eu fabricamos bebidas personalizadas na John & Dil Caseiros e Artesanais. Eu sou o John; e ela, a Dil. Fazemos bebidas destiladas, como vodca, gin e cachaça. Somos especialistas em destilados de frutas, fazemos álcool extraído da banana, do abacaxi, da cana, claro, entre outros. Fazemos também alguns licores. Essa iniciativa aqui é para mostrar para a população esse padrão de trabalho e mostrar que ele é de fácil acesso. A minha empresa é focada em ensinar para as pessoas como produzir a sua cachacinha, o seu licor. Isso você pode trazer como uma profissão secundária, para ter uma renda extra, ou até fazer dela a sua renda principal”, disse João Paulo Nunes, o John.
O personal distiller ensinou um passo a passo da produção de bebidas destiladas, diferenciou o processo daqueles que resultam em vinho, espumantes e cerveja e deu um panorama da legalidade da produção caseira de destilados. Depois, serviu licores produzidos na sua destilaria, um de manjericão e outro de laranja, ensinando, por fim, a harmonizar as bebidas com alimentos diversos.
Melhoria do setor
O público aponta que a jornada de capacitação, além de apontar possíveis negócios, também vai impactar pessoas que já estão no mercado, contribuindo para a excelência dos serviços prestados na cidade.
“Vai ter um impacto positivo, com certeza, de profissionalização do que é ofertado na cidade”, avaliou Tatiana Ascef, que trabalha com doces e foi com o marido para a aula-show sobre destilados.
“Nos viemos mais para aprendizado pessoal mesmo. Ela trabalha com doces. Eu, na gastronomia, faço alguns defumados para consumo próprio. O destilado também estou vendo essa possibilidade como uma produção para consumo próprio no momento, nada profissional”, alegou Jorge Júnior.
No entanto, muitos negócios começam exatamente assim. A própria John & Dill surgiu desta forma. João estava insatisfeito com a vida profissional e atravessava uma fase difícil quando decidiu se dedicar ao estudo e à fabricação de bebidas destiladas. O que começou como uma atividade caseira acabou virando um novo foco da vida profissional e fonte de renda.
Participe
A programação segue de terça a quinta-feira no Espaço Gourmet Doce Sabor em Araçatiba. As inscrições podem ser feitas pela internet, pelo site www.conhecamarica.com.br, no banner do evento, que aparece logo no alto da tela. Além disso, também é possível realizar as inscrições pessoalmente, no espaço, antes de cada oficina. As vagas são limitadas.
Programação
25/04 – 18h – Workshop “Vem pra Maricá”, com o Maricá Convention & Visitors Bureau
26/04 – 18h – Workshop “Cenário e oportunidades para o setor hoteleiro da cidade”, com o Maricá Convention & Visitors Bureau
27/04 – 18h – Aula-show “Culinária italiana”
19h – Oficina minichefs “Oficina de pizzas para crianças”, com os chefs Marcello Perroni e Alexandre Pietrobom