Na semana passada a sede da Associação de Moradores de Pindobal (AMP) recebeu da Fiocruz cerca de 153 caixas com livros de diversos segmentos, a ação conta com a coordenação da NOVA (União das Associações de Moradores de Maricá), da própria AMP (Associação de Moradores de Pindobal) e da Associação de Moradores Unidos do Condado (ASMUC), além da parceria com Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).
De acordo com informações, o local recebeu mais de 4 mil livros, exemplares esses que contém vários assuntos como a medicina, biologia, história, anatomia e comunicação.
Segundo informações, os livros serão distribuídos e doados para as novas bibliotecas comunitárias de Maricá, estruturas essas que serão incentivadas pelo grupo de coordenadoria, Conselho da Saúde e Educação também receberão o projeto.
Em entrevista, o presidente da NOVA, Misael Santos, disse: “A parceria que estamos fazendo com a Fiocruz, através da União das Associações de Maricá e suas coligadas que no caso a Associação de Moradores de Pindobal e Associação de Moradores Unidos do Condado, temos a ideia de distribuir no município de Maricá esses livros para as associações que tiverem interesse em desenvolver esse projeto de biblioteca comunitária. Iremos desenvolver estratégias de como distribuir esses importantissimos livros que poderão chegar também para os conselhos municipais de Saúde e Educação aqui de Maricá”.
Os livros doados vem da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e contam com a aprovação da chefe da Biblioteca (Eliane Monteiro de Santana Dias) e do Diretor da Casa Oswaldo Cruz (Marcos José de Araújo Pinheiro).
Um dos idealizadores da Biblioteca Comunitária em Pindobal, juntamente com presidente da AMP (Milton Cabral), o secretário da associação, Alexandre R. Ducoff, destacou a importância da expansão do projeto para outros bairros: “É gratificante em ver que esse projeto estará não somente em Pindobal, mas sim em outras associações e conselhos de Maricá, nosso objetivo é levar literatura, educação e cultura para todas as comunidades, fortalecer a educação e mostrar a importância da literatura. Leitura leva ao conhecimento e o conhecimento é libertador”.
Os responsáveis por fazerem a ponte entre a instituição Fiocruz e a NOVA juntamente com a AMP e ASMUC foram Milton Cabral e Carlos Britto, Carlos em conversa destacou: “Em quantitativo de caixas temos entorno de 153 caixas que estão chegando aqui na associação e com variados publicações, temos materiais novos, livros antigos e até mesmo livros raros, inclusive esses materiais já temos na Biblioteca Fiocruz. A ideia é que todos tenham acesso a essas informações, o intuito é dar informações para quem precisa”.
ACESSE O HOMEPAGE DO GAZETA 24 HORAS RIO
Matéria em parceria com Conexão do Povo.