O caso ocorreu no Morro do Gambá, no Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio. Foto: Divulgação
A Polícia Civil investiga um susposto estupro cometido por um policial militar contra uma jovem de 19 anos no Morro do Gambá, no Complexo do Lins, na Zona Norte. O caso teria ocorrido na última segunda-feira (8) logo após uma operação realizada na comunidade.
A vítima registrou o caso na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) do Centro do Rio. Ela alegou que foi abordada pelo agente ao sair de casa e abusada na rua. O policial ainda teria a ameaçado e tirado fotos suas nua.
Durante o depoimento, a jovem relatou lembrar do rosto do PM e em seguida foi orientada pela Deam para ir à Cidade da Polícia para fazer um retrato falado do policial, logo após realizar o exame de corpo e delito no Instituto Médico Legal (IML). No entanto, o local já não faz mais esse procedimento, o que gerou uma reclamação por parte da vítima.
A Polícia Civil informou que também solicitou informações ao batalhão da área para auxiliar na identificação do autor. “Diligências continuam para esclarecer os fatos”, disse em comunicado.
Em nota, o órgão disse ainda que haverá uma apuração quanto à orientação dada à vítima para que fosse à Cidade da Polícia. “Com o avanço de diversas tecnologias que auxiliam no reconhecimento de suspeitos, o uso do retrato-falado se tornou mais esporádico. O serviço é agendado e realizado no Instituto de Identificação Félix Pacheco (IIFP)”, explicou.
Procurada, a PM informou que a Coordenadoria de Polícia Pacificadora abriu um procedimento apuratório, já que o policial não foi identificado. A Corregedoria da corporação também acompanha o caso.
Suspeita de estupro em Saquarema
No início do mês, quatro policiais militares foram presos suspeitos de estuprar uma jovem de 18 anos durante uma abordagem no bairro de Vilatur, em Saquarema, na Região dos Lagos.
Na denúncia, a vítima relata que estava com uma amiga em um bar quando foi abordada pelos agentes. Elas teriam sido conduzidas ao DPO de Saquarema e depois levadas para um local deserto, onde um dos PM teria estuprado uma das jovens.
Fonte: O Dia.