21.2 C
Maricá
domingo, maio 18, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáSectran conclui segunda fase do sistema viário binário de Itaipuaçu nesta sexta-feira...

    Sectran conclui segunda fase do sistema viário binário de Itaipuaçu nesta sexta-feira (19/05)

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá promove “Jogos para Todos” no CEU da Mumbuca

    Dinâmicas com esportes adaptados estimulam pensamento crítico dos estudantes...

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...
    Foto: Evelen Gouvêa

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran), conclui até sexta-feira (19/05) a segunda fase de implantação do sistema viário binário de Itaipuaçu, com sinalização das Ruas 32 e 33 do loteamento Jardim Atlântico. A iniciativa visa reduzir acidentes de trânsito e ordenar vagas de estacionamento.

    Com a alteração, a Rua 32 passou a ter sentido único da Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua 1) em direção à Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Av. 2) e a Rua 33 ficou com sentido inverso, da Avenida Zumbi dos Palmares em direção à Rua Professor Cardoso de Menezes. Atualmente, as equipes realizam a colocação dos segregadores nas ciclofaixas.

    Secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Marcinho da Construção explicou que o trabalho está sendo realizado em etapas, porque a prioridade é sempre iniciar pela via que corta as demais.

    “Começamos primeiro pela Rua 1 até a Rua 66. Depois, trabalhamos nos trechos que compreendem as ruas 32 e 33 da Rua 1 até a Rua 66. Em seguida, iniciamos a Rua 44 até a Rua 65, intercalando-as. Agora, estamos concluindo as ruas 32 e 33 entre a Rua 1 e a Avenida 1”, explicou Marcinho, ressaltando que o trabalho é essencial para reduzir os índices de acidente e permitir o ordenamento de vagas.

    “Você pode observar agora que estão todos os carros ordenados, no sentido certo da via. Além disso, a mudança propicia vagas para carga e descarga e prioritárias para idosos e pessoas com deficiência. Nós conseguimos ordenar muito melhor e criar a ciclofaixa. Fica cada um com o seu espaço. Calçada para pedestres, ciclofaixa para o ciclista, estacionamento, e uma via sentido único, fazendo com que a gente consiga trazer mais segurança e diminuir os conflitos nos cruzamentos”, completou o secretário dizendo que houve redução no número de acidentes no bairro.

    Próxima etapa do sistema binário

    Após a conclusão da fase 2, o sistema viário binário será realizado da Rua 2 à Rua 21, sempre com sentidos intercalados e a grande maioria das vias passará a ter sentido único. Vale lembrar que os bairros de Inoã e do Centro também já contam com vias binárias. Há estudos de engenharia viária em andamento também para atender os bairros de Ponta Negra e Flamengo.

     

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.