Foto: Divulgação.
O arqueiro Marcus Vinícius D’Almeida, integrante do projeto “Maricá Cidade Olímpica” da Secretaria de Esporte e Lazer de Maricá, brilhou no domingo (21/05) ao conquistar a medalha de ouro na categoria arco recurvo durante a segunda etapa da Copa do Mundo de Tiro com Arco em Xangai, China. Com essa vitória, o talentoso atleta de Maricá já está garantido na final do campeonato, no México, que reunirá os oito melhores competidores do mundo nessa modalidade.
Com apenas 25 anos, Marcus Vinícius, atual líder do ranking mundial, superou na final o sul-coreano Oh Jin-Hyek, campeão olímpico em Londres 2012. Ele foi o único a quebrar o domínio da Coreia do Sul nas finais do domingo e, ao conquistar o título na China, garantiu uma vaga na etapa final da Copa do Mundo.
“Foi uma partida desafiadora, com altos e baixos. Comecei bem com 30 pontos, mas depois enfrentei dificuldades. Estou feliz por finalmente vencer, e ganhar o ouro foi uma experiência incrível”, compartilhou D’Almeida.
No primeiro set, Marcus venceu por 30 a 29, abrindo uma vantagem de 2 a 0 contra seu adversário. Embora o sul-coreano tenha reagido e empatado ao vencer o terceiro e quarto sets (28 a 27 e 28 a 26, respectivamente), Marcus Vinícius manteve sua determinação e venceu o último set por 28 a 26, conquistando o título com uma vitória por 6 a 4 na decisão.
“Sinto uma imensa alegria ao ver o Marcus alcançando seus objetivos. Isso é resultado de sua determinação, dedicação e amor pelo Tiro com Arco. Como mãe, sinto uma felicidade plena e admiro muito sua trajetória”, compartilhou Denise Torres Carvalho, mãe do atleta, com 59 anos de idade.
Vice-campeão mundial em exercício, Marcus D’Almeida ficou em segundo lugar na fase de classificação em Xangai, atrás apenas do americano Brady Ellison, medalhista olímpico. Ao longo da competição, ele venceu o iraniano Reza Shabani na estreia por 7 a 3, dominou o mexicano Caleb Urbani por 6 a 0, triunfou sobre o japonês Fumiya Saito por 6 a 2, eliminou o francês Baptiste Addis nas quartas de final por 6 a 0 e superou o chinês Li Zhongyuan na semifinal.
A Copa do Mundo de Tiro com Arco ocorre em quatro etapas, sendo a primeira disputada na Turquia em abril, a segunda na China, a terceira na Colômbia e a última no México.
Maricá Cidade Olímpica é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer de Maricá, com o objetivo de descobrir, formar e desenvolver jovens com idade a partir de 14 anos que desejam se tornar atletas de esportes olímpicos no município. O projeto contempla dez modalidades olímpicas (vôlei de praia e de quadra, basquete 3×3, handebol, remo e tiro com arco) e paralímpicas (tiro com arco, remo, bocha e vôlei sentado). Os atletas selecionados recebem treinamento e todo o suporte necessário para alcançarem grandes vitórias.