Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Prefeitura de Maricá e Instituto Federal Fluminense (IFF) oferecem 1.760 vagas em cursos técnicos gratuitos para moradores da cidade

Foto: Sara Celestino.

A Prefeitura de Maricá e o Instituto Federal Fluminense (IFF) estabeleceram uma parceria para disponibilizar 1.760 vagas em cursos técnicos gratuitos para os moradores do município por meio do projeto Formatec. O primeiro edital, anunciando a oferta de 440 vagas, foi lançado no campus de Ubatiba durante as comemorações do 209º aniversário da cidade. O projeto é coordenado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e destina-se a cidadãos que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio e buscam qualificação para uma melhor inserção no mercado de trabalho.

O projeto Formatec: Maricá+Técnico, que terá início em agosto após o lançamento em julho, abrangerá seis cursos nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística, Meio Ambiente e Produção de Áudio e Vídeo, este último em parceria com a Incubadora de Inovação Social em Cultura.

Foto: Sara Celestino.

O prefeito Fabiano Horta destacou a importância desses cursos para a cidade e elogiou a parceria com o IFF, enfatizando a valorização e o desenvolvimento do trabalho técnico e profissional em Maricá.

Todos os cursos incluirão aulas sobre temas como “Mulher no Mundo do Trabalho”, “Questões étnico-raciais”, “Memórias e histórias de Maricá” e “Economia Solidária”, além de projetos de inovação social relacionados a cada área. As aulas serão realizadas no campus do IFF em Ubatiba.

Foto: Sara Celestino.

Carlos Senna, presidente do ICTIM, enfatizou que estudantes do Ensino Médio de qualquer escola situada no município podem se inscrever e, se aprovados, realizar o curso técnico no campus do IFF. Ele ressaltou o compromisso da Prefeitura em investir na formação e qualificação dos jovens e adultos de Maricá, e mencionou o diálogo em andamento com o Sine local e empresas da região para criar oportunidades de emprego para os alunos.

Grêmio estudantil do IFF. Foto: Sara Celestino.

O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, ressaltou que essa parceria trará grandes benefícios para o município, fortalecendo a educação profissional e tecnológica pública em Maricá por meio de uma variedade maior de cursos e atendendo a um número maior de pessoas, tanto jovens como adultos.

As modalidades de ingresso nos cursos são:

Os cursos disponíveis são: Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística, Meio Ambiente e Produção de Áudio e Vídeo, com vagas igualmente distribuídas nas modalidades concomitante e subsequente. O edital com as regras para o processo seletivo de ingresso será divulgado pelo IFF em julho, e as aulas começarão em agosto.

Sair da versão mobile