O Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) concluiu um levantamento para avaliar o potencial de energia solar fotovoltaica nas escolas municipais de Maricá. O estudo teve como objetivo fornecer à Secretaria de Educação uma visão geral da capacidade de geração de energia elétrica por meio da instalação de placas solares nas unidades de ensino.
Os resultados apresentados no relatório indicam que as coberturas das edificações escolares são capazes de suprir toda a demanda de energia elétrica dessas escolas. Foram consideradas para o estudo as 65 escolas municipais e o prédio da Secretaria de Educação.
O potencial de geração solar fotovoltaica supera em mais de 350% o consumo total anual registrado atualmente. Mesmo que algumas unidades não possuam condições favoráveis para a instalação de um sistema fotovoltaico em seus telhados, o excedente produzido pelas demais edificações é suficiente para suprir toda a rede de ensino municipal.
“Essa análise nos traz duas observações importantes: a economia que o governo de Maricá pode alcançar com a instalação desses sistemas nas escolas e a produção de energia renovável, que é benéfica para o meio ambiente”, destaca Romário Galvão, presidente do IDR.
O projeto foi realizado em várias etapas. A equipe coletou dados sobre o consumo energético das escolas e realizou visitas técnicas para identificar as áreas com potencial adequado para a instalação dos painéis solares. Por meio da análise das faturas de energia elétrica, foi possível determinar a área necessária para suprir a demanda energética da rede.
“Maricá está se tornando cada vez mais tecnológica e conectada. Trazer recursos inovadores para as salas de aula, juntamente com a climatização de todas as escolas, trouxe a preocupação com o aumento da demanda de energia elétrica. Foi então que contamos com o apoio do IDR para realizar esse levantamento”, explica Adriana Costa, secretária de Educação.
Após as etapas iniciais, a equipe começou a calcular e dimensionar os sistemas fotovoltaicos utilizando software especializado. Os sistemas foram projetados para atender, no mínimo, a demanda de energia elétrica das escolas municipais. Diversos parâmetros foram considerados, como radiação solar, sombreamento, sazonalidade, desempenho e eficiência dos equipamentos, bem como outros indicadores de qualidade.