21.6 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioDestaque da horaMaricá planeja transição completa para frota de ônibus não poluentes até 2038

    Maricá planeja transição completa para frota de ônibus não poluentes até 2038

    Data:

    Últimas Notícias

    Tarifa Social do Voa Maricá tem redução e novos meios de pagamento

    Os beneficiários do programa Renda Básica de Cidadania (RBC)...

    Maricá abre 466 vagas em oficinas culturais na Incubadora de Cultura

    Maricá lançou uma programação especial de oficinas, cursos de...

    ONU pede solução viável para impasse no Saara Ocidental

    O Conselho de Segurança da ONU solicitou uma resolução...

    Segundo turno registra 102 crimes eleitorais e 42 prisões

    No segundo turno das eleições municipais, as forças de...

    Imortais da ABL Inauguram Festa Literária de Maricá

    A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá...
    Ônibus híbrido protótipo da EPT está localizado no 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio, na Barra de Maricá. Foto: João Henrique / Maricá Info. 

    Maricá planeja tornar sua frota de ônibus da Empresa Pública de Transportes (EPT) completamente livre de emissões de carbono até 2038. O anúncio foi feito pelo prefeito Fabiano Horta durante a abertura do 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio, que começou no dia 29 e terminará amanhã.

    Conforme as projeções, três ônibus serão entregues em 2024, seguidos por mais 15 em 2028, e a substituição completa da frota está prevista até 2038. Durante o evento, o prefeito revelou um investimento em uma parceria com o laboratório da Coppe/UFRJ para o desenvolvimento de ônibus movidos a hidrogênio, hidrogênio-etanol e elétricos, com o objetivo de construir uma matriz de mobilidade para o futuro de Maricá. A cidade já conta com uma empresa pública de transporte responsável pelo sistema interno e adotou uma política de tarifa zero, estabelecendo metas claras para a substituição dos ônibus até 2038.

    A sessão de abertura do congresso contou com a presença do professor Paulo Emílio Valadão de Miranda, presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio – ABH2 e professor titular da Coppe-UFRJ; Christophe Rigollet, gerente de Geotécnicas da CVA Engineering; e Alain Prinzhofer, diretor científico da GEO4U.

    O evento, realizado em Barra de Maricá, atraiu centenas de participantes. A programação matinal incluiu uma palestra sobre Políticas de Governo e o Polo do Hidrogênio em Maricá, seguida pela abertura oficial da Exposição Empresarial.

    O prefeito Horta destacou a importância de sediar o congresso em Maricá, uma cidade que atualmente se beneficia economicamente da indústria do petróleo. Ele ressaltou o objetivo de utilizar esses recursos para construir uma matriz energética futurista, limpa e sustentável, que possa servir de exemplo e inspiração para outras cidades. Com o compromisso claro de cumprir seu papel no desenvolvimento local, Maricá busca estabelecer cadeias produtivas alinhadas com o desenvolvimento, aproveitando seu maior fundo soberano de royalties do país, atualmente avaliado em R$ 1,5 bilhão, com projeções de alcançar R$ 3 bilhões.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui