23.6 C
Maricá
segunda-feira, novembro 25, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáCidade Sustentável promoveu Audiência Pública sobre criação de Unidade de Conservação na...

    Cidade Sustentável promoveu Audiência Pública sobre criação de Unidade de Conservação na Lagoa de São Bento

    Data:

    Últimas Notícias

    Foto: Marcos Fabrício

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável, promoveu neste sábado (03/06) uma Audiência Pública sobre a criação da Unidade de Conservação Municipal, da categoria Proteção Integral, Refúgio de Vida Silvestre Lagoa de São Bento, localizada no bairro Barroco, em Itaipuaçu. A reunião aconteceu na sede do Centro Administrativo de Itaipuaçu e reuniu cerca de 30 pessoas que debateram sobre a criação, tiraram dúvidas e questionaram o desenvolvimento da unidade.

    A proposta da transformação em uma Unidade de Conservação da Natureza Refúgio de Vida Silvestre Municipal se dá pelo fato de o local ter características ecológicas, importância econômica e socioambiental regional. Caso seja concretizada, esta será a 6ª Unidade de Conservação Municipal criada em Maricá.

    O subsecretário de Cidade Sustentável, Guilherme Di César, explicou todos os processos administrativos que devem ser feitos para ser criada a nova unidade. “É de muita importância ouvirmos os moradores e lutadores pelas causas ambientais. Hoje realizamos a Audiência Pública e sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente, pois existe um rito com várias etapas, entre elas, a elaboração dos estudos técnicos, definição e limites e o ato em si, conforme a legislação vigente. Fiquei feliz em ver que a votação foi unânime e positiva para a nova Unidade de Conservação”, afirmou.

    Benefícios da Unidade de Conservação

    O professor de ecologia, Jorge Pontes, apontou os principais benefícios em criar uma Unidade de Conservação na região da Lagoa de São Bento. O local tem área total de 6,6 hectares e o perímetro da lagoa possui cerca de 1km. “As vantagens em criar essa unidade vão desde a amenização climática (deixar mais úmido, absorvendo o gás carbônico e liberando oxigênio), garantia do lençol freático, colaboração de futuros profissionais com os passeios e os ensinamentos que terão na região, conservação das paisagens extraordinárias, que podem ser usufruídas para o lazer e a recreação, até a potencialização do turismo no local”, enfatizou.

    Gerhard Sardo, que é membro da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), apoia a construção da unidade. “Sou morador, trabalho com as causas ambientais e quero ver essa área conservada, quero que as pessoas tenham acesso a uma área e à Unidade de Conservação. Essa proposta é de suma importância para a nossa região. Precisamos somar forças e apoiar o projeto para que ele traga benefícios sustentáveis e naturais para Itaipuaçu”, disse o morador da região há 29 anos.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui