29 C
Maricá
domingo, março 30, 2025
More
    InícioEconomiaIncubadoras de Inovação Social da Prefeitura de Maricá estão no centro do...

    Incubadoras de Inovação Social da Prefeitura de Maricá estão no centro do debate

    Data:

    Últimas Notícias

    Caminhada e atendimentos gratuitos encerram o Mês da Mulher em Araçatiba

    Maricá finalizou as comemorações do Mês da Mulher com...

    Passagem de ônibus intermunicipal no Rio sofre reajuste

    A partir deste sábado (29), as tarifas dos ônibus...

    Maricá se prepara para sediar jogos do Brasileirão Série D

    Maricá entra de vez no cenário do futebol nacional...

    Maricá inicia recarga do Bilhete Único Universitário

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...

    Hospital Conde Modesto Leal passa por reforma e amplia serviços

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...
    Foto: Divulgação

    A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), foi convidada pela Universidade de Vassouras (Campus Maricá) para participar na terça-feira (06/06) do Congresso de Serviços de Engenharia e Gestão (Conseg). Com quatro incubadoras de Inovação Social no município, o ICTIM tem se destacado por despertar o empreendedorismo, garantindo a qualificação profissional do cidadão. O encontro ocorreu na casa de eventos M&R Premium.

    Em debate na mesa “Startup: da ideia ao negócio”, o presidente do ICTIM, Carlos Senna, comentou sobre o papel das incubadoras na cidade. “É necessário entender a dinâmica da Ciência. As Incubadoras de Inovação Social do ICTIM buscam dar todo o suporte para que a população enxergue na Ciência a possibilidade de crescimento, de prospecção. Nessa linha, ressalto também as encomendas tecnológicas, que são as compras públicas de inovação, como forma de financiamento público incentivando a inovação”, destacou.

    No escopo do ICTIM, estão as Incubadoras de Inovação Social em Cultura; em Robótica e Sustentabilidade; Mumbuca Futuro; e em Tecnologias. Para o diretor de Tecnologia da autarquia, Marcio Campos, a capilaridade que norteia esses projetos dá amadurecimento científico e tecnológico à cidade.

    Na mesma lógica, Campos citou, ainda, o Programa de Iniciação Científica (PIC), que já está em sua segunda edição. “O PIC, assim como as Incubadoras, é uma forma de aproximar esses jovens da Ciência e Tecnologia. A grande maioria aqui é do Passaporte Universitário e o PIC é exatamente voltado para vocês pensarem as questões da cidade”, considerou o diretor.

    Também na mesa, Gaspar Carreira Júnior, sócio do Centro de Estudos em Liderança e Governança Integrais (Celint), sócio-proprietário da GC Experts e investidor anjo de startups, destacou a busca de transformação no mundo das startups, em especial no contexto de maior digitalização.

    Paulo Wilton Camara, coordenador da Incubadora VassourasTec, que também é pós-doutor e especialista em Administração de Empresas, falou sobre a importância da Inovação. “É necessário inovar para cada vitória. Vamos juntando a necessidade da inovação, a necessidade da utilização e da descoberta de mais tecnologia. É isso que fazemos em Maricá, na Universidade de Vassouras. Por isso, reforço que estamos à disposição de vocês que querem inovar e não sabem por onde começar”, disse Camara.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui