22.8 C
Maricá
quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    InícioEconomiaIncubadoras de Inovação Social da Prefeitura de Maricá estão no centro do...

    Incubadoras de Inovação Social da Prefeitura de Maricá estão no centro do debate

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...
    Foto: Divulgação

    A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), foi convidada pela Universidade de Vassouras (Campus Maricá) para participar na terça-feira (06/06) do Congresso de Serviços de Engenharia e Gestão (Conseg). Com quatro incubadoras de Inovação Social no município, o ICTIM tem se destacado por despertar o empreendedorismo, garantindo a qualificação profissional do cidadão. O encontro ocorreu na casa de eventos M&R Premium.

    Em debate na mesa “Startup: da ideia ao negócio”, o presidente do ICTIM, Carlos Senna, comentou sobre o papel das incubadoras na cidade. “É necessário entender a dinâmica da Ciência. As Incubadoras de Inovação Social do ICTIM buscam dar todo o suporte para que a população enxergue na Ciência a possibilidade de crescimento, de prospecção. Nessa linha, ressalto também as encomendas tecnológicas, que são as compras públicas de inovação, como forma de financiamento público incentivando a inovação”, destacou.

    No escopo do ICTIM, estão as Incubadoras de Inovação Social em Cultura; em Robótica e Sustentabilidade; Mumbuca Futuro; e em Tecnologias. Para o diretor de Tecnologia da autarquia, Marcio Campos, a capilaridade que norteia esses projetos dá amadurecimento científico e tecnológico à cidade.

    Na mesma lógica, Campos citou, ainda, o Programa de Iniciação Científica (PIC), que já está em sua segunda edição. “O PIC, assim como as Incubadoras, é uma forma de aproximar esses jovens da Ciência e Tecnologia. A grande maioria aqui é do Passaporte Universitário e o PIC é exatamente voltado para vocês pensarem as questões da cidade”, considerou o diretor.

    Também na mesa, Gaspar Carreira Júnior, sócio do Centro de Estudos em Liderança e Governança Integrais (Celint), sócio-proprietário da GC Experts e investidor anjo de startups, destacou a busca de transformação no mundo das startups, em especial no contexto de maior digitalização.

    Paulo Wilton Camara, coordenador da Incubadora VassourasTec, que também é pós-doutor e especialista em Administração de Empresas, falou sobre a importância da Inovação. “É necessário inovar para cada vitória. Vamos juntando a necessidade da inovação, a necessidade da utilização e da descoberta de mais tecnologia. É isso que fazemos em Maricá, na Universidade de Vassouras. Por isso, reforço que estamos à disposição de vocês que querem inovar e não sabem por onde começar”, disse Camara.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui