Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Prefeito Fabiano Horta visita obra de novas creches municipais

Foto: Evelen Gouvêa

O prefeito Fabiano Horta vistoriou nesta quarta-feira (07/06) a obra de duas das seis novas creches que estão sendo construídas na cidade, neste ano, com previsão de entrega até dezembro. De acordo com a Secretaria de Educação de Maricá, ao todo, 10 novas unidades infantis serão inauguradas até o fim de junho de 2024, o que representa a abertura de 2.400 novas vagas na educação infantil (que corresponde a crianças de quatro meses até cinco anos de idade). Cada uma das unidades comporta 240 alunos. Entre os bairros que receberão as novas unidades escolares estão: Condado, Itaipuaçu, Inoã, Pindobal, Ponta Negra, Manu Manuela, Ubatiba e São José do Imbassaí.

No Condado, Fabiano Horta visitou a creche que está sendo construída na Rua Babaçu (antiga Rua 21) com Rua Bétula, e terá no total seis salas e dois berçários. Já em Itaipuaçu, o prefeito vistoriou a unidade infantil localizada na Rua Gutemberg Cabral Francisco, antiga rua 73. Essa unidade também contará com seis salas e dois berçários.

“Essas construções são importantes para ampliar a oferta de vagas para crianças na cidade. Isso é muito importante para o crescimento de Maricá e da nossa rede de educação. No total, serão mais 2.400 vagas disponibilizadas, o que vai dar tranquilidade a pais e mães que verão seus filhos usufruindo desse espaço garantido para a educação”, afirmou Fabiano Horta.

Construção da nova creche. Foto: Evelen Gouvêa

A secretária de Educação, Adriana Costa, falou da expectativa com as novas vagas para as crianças.

“Acredito que, em breve, vamos acabar com a demanda de educação infantil na cidade. Isso nos incomoda muito pois sabemos como é importante para o desenvolvimento das crianças a convivência com outras em idades próximas. Assim, elas conseguem desenvolver, por exemplo, sua autonomia”, disse a secretária.

Estrutura das unidades

Todas as escolas serão equipadas com jardim, pátio coberto, berçário com fraldário e lactário, salas de aula, cozinha, refeitório e salas de recursos. Ao todo, 28 salas serão destinadas para berçário em tempo integral; 68 salas serão atribuídas para os alunos do Maternal I, Maternal II, Pré-I e Pré-II de tempo integral e 68 salas designadas para Maternal I, Maternal II, Pré-I e Pré-II de tempo parcial. Além disso, outras 38 salas serão reservadas para berçário em tempo integral, 158 salas para Maternal I, Maternal II, Pré-I e Pré-II de tempo integral e 158 salas para Maternal I, Maternal II, Pré-I e Pré-II de tempo parcial.

Sair da versão mobile