Foto: Sara Celestino
A Prefeitura de Maricá inaugurou nesta terça-feira (13/06) o Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, em Itaipuaçu, o maior centro educacional em tempo integral do Brasil. Com capacidade para atender cinco mil alunos do ensino fundamental, o CEPT está localizado em uma área de mais de 24 mil metros quadrados na Avenida Jardel Filho, antiga Avenida 2. O campus oferece 81 salas de aula, sendo 22 delas equipadas com telas interativas.
O CEPT conta com laboratórios de ciências naturais, robótica matemática, idiomas, artes, dança, cozinha gourmet, refeitório, biblioteca, mini cinema, auditório, observatório e planetário. Além disso, estão sendo construídas amplas áreas de lazer na área externa, incluindo uma pista de skate e duas quadras poliesportivas. Todos esses espaços serão disponibilizados para a comunidade de Itaipuaçu aos fins de semana.
Durante a solenidade de inauguração, que contou com uma apresentação de malabarismo do projeto Maricá das Artes, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, o prefeito Fabiano Horta anunciou o compromisso de construir mais cinco CEPTs no município.
“Acreditamos que a escola deve ser um ambiente de transformação, potencializando a formação educacional em tempo integral. Vamos construir mais cinco Campi de Educação Pública Transformadora em Maricá, garantindo que cada distrito tenha uma escola nos mesmos moldes. Nosso compromisso está estabelecido para os próximos seis anos, com a construção de cinco novos CEPTs, formando um cinturão de escolas públicas municipais”, afirmou o prefeito.
Emocionada, a secretária de Educação, Adriana Costa, relembrou o processo de criação da escola de tempo integral na região de Itaipuaçu.
“Em 2008, Maricá iniciou uma campanha firme pela inclusão social, visando trabalhar para a maioria do país e da cidade. Na época, o prefeito Washington Quaquá e o então vereador Fabiano Horta sonharam juntos com as mudanças que trariam para nossa cidade. Queríamos reconstruir a educação pública em tempo integral, pois sabemos da importância de nossas crianças estudarem em uma escola com professores valorizados”, disse.
CEPT Leonel Brizola
O Campus de Educação Pública Transformadora Leonel Brizola é a 28ª escola de educação em tempo integral de Maricá. Inicialmente, atenderá os 2.200 alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira, abrangendo desde os anos iniciais até os anos finais do Ensino Fundamental 1 e 2. Para 2024, está prevista a abertura de cerca de duas mil vagas, priorizando estudantes do 6º ao 9º ano. Atualmente, a rede de ensino de Maricá conta com 65 escolas, 2.678 professores e 27 mil alunos.
A diretora da Escola Municipal Anísio Teixeira, Kátia Cruz, falou sobre o novo desafio. “Meu coração está transbordando de emoção. Há pouco mais de um ano, recebi a proposta de vir para cá. Acompanhei a construção do prédio desde o início e convocamos a comunidade, pois nos preparamos durante todo esse tempo para este dia”, disse a diretora, cuja unidade funcionava no terreno ao lado e agora será transferida para o CEPT.
Aluno da Escola Anísio Teixeira, Nicolas Charles, de 14 anos, falou da expectativa de estudar em uma escola aparelhada com equipamentos modernos. “Achei a experiência incrível porque é uma escola que nunca tinha visto o tamanho e a grandeza. Ela tem vários recursos que podem nos ajudar muito”, contou o estudante que escreveu na tela interativa.