Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Prefeito de Maricá Fabiano Horta conhece projetos contra desperdício de alimentos na Espanha

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, participou na segunda-feira (19/06) de uma reunião com representantes da cidade de Valência, na Espanha, durante o primeiro dia da missão “Diálogos da União Europeia-Brasil”. Durante sua visita, Fabiano teve a oportunidade de conhecer o Centro de Inovação Social e Urbana, conhecido como Les Naves, um espaço destinado à troca de conhecimentos e capacitação. Além disso, ele teve a oportunidade de conhecer projetos relacionados ao combate à fome, desperdício de alimentos e transição para a agroecologia.

A viagem do prefeito teve início no sábado (17), a convite da Embrapa Alimentos e Territórios, e terá duração até o dia 27/06. Durante esse período, ele terá a oportunidade de conhecer programas e políticas relacionados à alimentação urbana. Durante sua estadia, Fabiano também está compartilhando a experiência desenvolvida por Maricá em segurança alimentar por meio das praças agroecológicas.

A missão teve início em Valência, cidade que possui um programa municipal de hortas urbanas e é líder na produção de alimentos orgânicos na Espanha. A comitiva visitou o Centro Mundial de Valência para Alimentação Urbana Sustentável (Cemas) e também teve a oportunidade de conhecer o Consell Alimentari, um órgão consultivo que fortalece a conexão entre pequenos produtores e a alimentação escolar. Em Barcelona, está programada uma reunião sobre o Projeto Alimenta, um modelo que garante o direito à alimentação de forma inclusiva, por meio da criação de restaurantes e cozinhas comunitárias.

Durante as visitas, Fabiano Horta apresentou o projeto dos jardins comestíveis de Maricá, como os encontrados na Fazenda Municipal Pública, nas praças agroecológicas de Araçatiba, Flamengo, Guaratiba, Parque Nanci, Itapeba e Marine (São José do Imbassaí), e nas hortas urbanas próximas às áreas pavimentadas. Esses espaços tornaram o município uma referência em segurança alimentar, produzindo alimentos livres de agrotóxicos, que podem ser colhidos gratuitamente por moradores e turistas.

A missão também inclui a troca de experiências com outras cidades europeias, com o objetivo de fortalecer os sistemas alimentares urbanos. Além de Valência e Barcelona, a comitiva visitará Turim e Milão, na Itália, e Gante e Bruxelas, na Bélgica. Em Bruxelas, estão previstos encontros bilaterais com representantes dos departamentos da Comissão Europeia envolvidos em ações de fortalecimento de sistemas alimentares urbanos sustentáveis.

Essa missão tem como objetivo desenvolver estudos de caso sobre sistemas alimentares urbanos sustentáveis, em parceria com as cidades participantes do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA). Esses estudos contribuirão para o desenvolvimento de políticas públicas alinhadas com as diretrizes do Pacto de Milão, ao qual Maricá também aderiu. O município tem se destacado mundialmente em agroecologia e agricultura urbana, participando de eventos internacionais em 2022, como o 8º Fórum Global do Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão e a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP27, no Egito.

A iniciativa conta com o apoio do Instituto Comida do Amanhã, da organização não-governamental Governos Locais para a Sustentabilidade – ICLEI América do Sul e da ONG WWF-Brasil. A comitiva brasileira também é composta por representantes de outros quatro municípios: Curitiba (PR), Recife (PE), Rio Branco (AC) e Santarém (PA).

Sair da versão mobile