No próximo dia 22 de junho, a carreta do eMuseu do Esporte, um veículo carregado de tecnologia 3D que conta a história das principais conquistas do esporte brasileiro chega ao município de Itaboraí, na região do Leste fluminense. Na cidade a atração ficará na Praça Itamar da Silva Junior, onde poderá ser visitada, diariamente, das 9h às 16h, com entrada gratuita, até o 25 de junho.
No veículo os visitantes podem interagir já que tem nove atividades diferentes como simulador de canoagem que gera energia, simulador de esgrima, ski e muitas outras atrações que fazem os participantes se sentirem atletas. Há também um sobrevoo para conhecer o complexo esportivo do Maracanã, com direito a um tour virtual pelo Julio Delamare, que apresenta as modalidades de natação, salto ornamental, polo aquático e nado sincronizado. A experiência termina com um salto no trampolim olímpico.
Na cidade, a carreta do eMuseu do Esporte inclui novidades na sua programação, o sorteio de 15 geladeiras e a troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por outras de LED. Essa ação visa à conscientização do uso consciente da energia elétrica e à preservação do meio ambiente, resultado da parceria do eMuseu do Esporte com a Enel Distribuição Rio, a patrocinadora do eMuseu do Esporte.
A carreta itinerante do eMuseu do Esporte é uma iniciativa da Gama Desenvolvimento e Treinamento, incubada na Uerj, com patrocínio da Enel Distribuição Rio por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer, e apoio da Suderj.
A coordenadora e gestora do eMuseu do Esporte, Bianca Gama, destaca que a carreta do eMuseu do Esporte é um projeto não só de esportes, mas educacional e cultural. “Contamos com 25 museus e simuladores, todos acessíveis. Além disso, deixamos um legado importantíssimo por onde passamos com o treinamento de monitores que são capacitados para atuarem no atendimento ao público em qualquer tipo de evento. Professores de escolas dos municípios também recebem treinamento para a confecção de equipamentos esportivos com materiais recicláveis. Nessa edição, estamos entregando a eles um kit e a cartilha de badminton. Contratamos sempre mão de obra local e, em Quissamã, ficamos muito felizes quando mais de 20 pessoas se apresentaram como voluntários. Ajudamos a mudar a história não só do esporte como em relação a novas oportunidades nos municípios,” afirma Bianca Gama.
Atletas renomados também estão presentes na carreta em forma de holograma, como Donnians Oliveira do Badminton, a ginasta Rebeca Andrade e Davizinho do Surf adaptado, prontos para interagir com os visitantes e, mais que isso, tirar fotos lado a lado com seus fãs.
A carreta do eMuseu chega a Itaboraí depois de passar pelos municípios de Quissamã, Natividade, Cachoeiras de Macacu, Cordeiro e São José do Vale do Rio Preto, registrando um total de 8.261 visitantes e 202.240 atendimentos. Depois do dia 25, ela parte para Maricá e, em seguida, para Duque de Caxias, onde encerrará seu circuito 2023 por cidades do Estado do Rio.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Fábio Santos (Fabão), destacou a importância desse projeto acontecer em Itaboraí.
É uma honra Itaboraí ter sido escolhida para participar do projeto eMuseu, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Agradecemos ao governo do estado, ao prefeito Marcelo Delaroli, aos criadores do projeto e aos parceiros por esta oportunidade incrível que teremos o prazer de fazer parte. Convidamos moradores e visitantes para participar desta experiência que desafia o público na prática virtual de esportes, numa plataforma 3D. Teremos também atividades na praça, como aulas de esportes e recreação infantil”, destacou Fábio Santos (Fabão).
A diretora de Comunicação da Enel, Janaina Vilella, exalta a importância do projeto para a população. “Patrocinar essa iniciativa é um presente para os clientes da distribuidora. Estamos proporcionando para a população dos oito municípios fluminenses selecionados para receber a carreta, um museu itinerante repleto de história e tecnologia. É um momento em que o público de todas as idades pode se inteirar mais das conquistas do esporte nacional”, afirma.
Se não bastassem as atrações no interior do veículo, do lado de fora da carreta é montada uma praça esportiva com atividades como badminton, futebol, tênis de mesa, vôlei sentado entre outras atividades.
Estimulo a prática de esportes e preservação cultural por onde passa
Além do estímulo à prática de esportes e a preservação ambiental, o projeto do eMuseu do Esporte incentiva a produção cultural das cidades por onde passa, abrindo espaço para artistas, grupos musicais e manifestações artísticas diversas, como aconteceu em Quissamã, última cidade visitada, onde, na inauguração da carreta, houve a apresentação da banda da Corporação Musical Ângelo da Silva Santos, comandada pelo maestro Cláudio Marcio Alves de Souza.
Na ocasião, a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, disse que a carreta do eMuseu vai ao encontro do que o município faz pelo esporte. "Quissamã é uma cidade que investe em esporte, com muitos atletas. A oportunidade de receber o eMuseu do Esporte, um projeto muito interessante em especial para os jovens e crianças, é um incentivo a mais para a prática de atividades esportivas. O esporte transforma, dá disciplina. A carreta do eMuseu do Esporte para nós é um presente nos 34 anos de emancipação de Quissamã”, disse.
O depoimento da prefeita foi confirmado pelos alunos do Programa Municipal Bolsa Atleta, que conta com 64 participantes os quais recebem bolsas para a prática esportiva em 15 modalidades como vôlei, kickboxing, tiro de arco, laço comprido, escolinha de surfe, entre outros.
Para quem não sabe, a cidade de Quissamã coleciona medalhas nos mais diferentes esportes, como o medalha de ouro e campeão brasileiro de kickboxing, João Victor Nascimento, aproveitou a chegada da carreta para levar a avó Maria Aparecida, de 76 anos, cadeirante por conta de um acidente vascular cerebral (AVC), que ficou emocionada ao ver que conseguiria visitar a carreta do eMuseu do Esporte já que o veículo é totalmente acessível a pessoas com deficiência em todos os equipamentos e simuladores.
Sorteio de geladeiras pela Enel
A partir de Itaboraí, nos próximos municípios visitados pela carreta nesse circuito pelo Estado do Rio, que inclui Maricá e Duque de Caxias, haverá o sorteio de 15 geladeiras pela Enel, totalizando 45 nas três cidades.
Para se cadastrar no sorteio, o cliente da distribuidora deverá ir ao local da carreta nos dias indicados, apresentar documento de identificação (maior de 18 anos), a última conta de energia paga e levar uma lâmpada incandescente ou fluorescente para trocá-la por uma de LED.
Só pode concorrer quem for morador do município que recebe a carreta, é preciso estar em dia com as contas de energia e se responsabilizar por levar a geladeira antiga de seu uso que será trocada pela oferecida no sorteio, cabendo também aos ganhadores a despesa com o frete para levar o prêmio para casa.
Datas em Itaboraí
22/06 – Cadastros de clientes – 9h às 16h
23/06 – Cadastros de clientes – 9h às 14h
23/06 – Sorteio dos contemplados às 16h
24/06 (sábado) – Entrega das geladeiras – 9h às 11h
A Carreta:
No interior da carreta é transportado o acervo do eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br), com preciosidades esportivas de colecionadores, galerias que contam a história de várias agremiações e atletas de diversas categorias, atividades de imersão e interatividade, reunindo vasto material das principais conquistas do esporte nacional.
A proposta da carreta do eMuseu do Esporte é mostrar as principais conquistas do esporte brasileiro e, com isso, incentivar a prática desportiva em todas as idades através da imersão. A carreta e suas atividades foram pensadas para serem totalmente acessíveis a deficientes visual, auditivo ou físico, com a capacitação de monitores em cada cidade para esse atendimento. Outro quesito ligado à acessibilidade, novidade neste ano, é o fato de que a carreta está na palma da mão, ao alcance de todos por meio do celular. Além dos visitantes de cada cidade, quem quiser, pode acessar remotamente e conhecer as atividades no site doeMuseu do Esporte.
Em uma das salas da carreta, os visitantes podem ver acervos únicos com pegadas de heróis do futebol, como as do Adriano Imperador, Zico e do Rei Pelé, graças à parceria com a Suderj. Ao lado da pegada de Pelé, está sua camisa autografada, com o merecido destaque. O e-sport também faz parte das atrações com o FIFA e diversas outras modalidades.
O Projeto
O eMuseu do Esporte é um projeto inédito no mundo. Seu conteúdo está disponível no portal www.emuseudoesporte.com.br nas versões português e inglês ou, de forma itinerante, na carreta. O veículo é totalmente adaptado, reunindo esporte e tecnologia, permitindo ao público de todas as idades, inclusive, pessoas com deficiência, se aventurarem na prática virtual de esportes ou, se preferirem, simplesmente conhecer, por meio do acervo histórico, as maiores conquistas do esporte nacional. O eMuseu virtual já registra mais de 1 milhão em alcance de pessoas, sendo referência até mesmo na Grécia, berço dos jogos olímpicos.
O eMuseu do Esporte nasceu após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, com o objetivo de se tornar um hub virtual para engajar atletas, entidades esportivas, museus e torcedores em torno da preservação da memória esportiva, combinando tecnologias digitais.
Ele celebra a memória do esporte brasileiro e seu legado, em um formato inédito e colaborativo. Já possui 25 ambientes diferentes, 14 galerias virtuais e 11 exposições e, nas cidades que visita, busca a interação com a história local, assim como o incentivo à prática esportiva e à inclusão.
Roteiro das próximas cidades
Maricá –29/06 a 02/07
Duque de Caxias – 6/07 a 9/07
Contatos
Alessandra Nóbrega -977385662
Antonio Puga – 991488160