Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Funcionária de 64 anos será indenizada por empresa, após ser chamada de ‘velha gagá’

A 6ª Vara do Trabalho da Zona Leste de São Paulo determinou uma indenização de R$ 2.432,32 a uma funcionária de 64 anos que foi vítima de discriminação por idade por parte de diferentes supervisores na empresa em que trabalhava. A ex-funcionária atuava como teleoperadora e era chamada de “velha gagá” quando tinha dúvidas e solicitava ajuda para operar os computadores.

De acordo com a ação, a profissional passou por apenas três dias de treinamento, enquanto o período usual seria de 15 a 20 dias. Com uma capacitação deficiente, ela dependia muito dos supervisores, mas, ao recorrer a eles, recebia respostas como “velha burra” e “incompetente” e era questionada sobre sua permanência na empresa.

Durante a audiência, uma testemunha relatou ter presenciado o supervisor verbalmente agredindo a mulher “na frente de todo mundo na operação” e que zombavam dela. A depoente também afirmou que não havia outros funcionários da mesma idade na empresa, onde a faixa etária dos profissionais variava, em média, de 18 a 34 anos.

A empresa negou as acusações da vítima, porém não apresentou nenhuma prova em contrário. Diante disso, a juíza Sandra Regina Esposito de Castro, da 6ª Vara do Trabalho da Zona Leste de São Paulo, determinou que a mulher seja indenizada em R$ 2.432,32, equivalente a duas vezes o seu último salário contratual.

Com informações de Jornal O Extra.

Sair da versão mobile